Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado. Efésios 1:6

Pintei o meu primeiro mural no seminário. Todos nós tínhamos um trabalho no campus, e esse era o meu. Era enorme: 12 m de comprimento e quase 2 m de altura! O resultado final excedeu em muito as minhas expectativas em relação às minhas capacidades e fortaleceu a minha autoconfiança. Pintei mais dois murais logo a seguir; e, desde então, tenho feito isso de forma contínua.

No seminário, escolhi especializar-me em missões mundiais. Eu havia desistido do curso de Belas Artes — meu sonho de infância — para ir para o seminário, porque acabara de entregar a minha vida a Cristo e pensava que a minha frágil fé não sobreviveria às tentações de uma universidade secular. No fundo, eu queria viver por Jesus; não apenas seguir os meus próprios desejos. Que melhor maneira de viver para Cristo do que proclamar o evangelho num canto longínquo do mundo? Mas Deus usou o seminário para eu me iniciar como artista. Acontece que essas duas coisas não são tão diferentes como se poderia pensar…

Já se passaram quase 30 anos desde aquele primeiro mural. Fui uma dona de casa, trabalhando em casa, uma professora de arte, uma pintora de mural, uma faxineira de hotel, uma professora de estudos bíblicos, e agora sou escritora; mas o meu objetivo tem sido sempre exatamente o mesmo: viver para Cristo e torná-lo conhecido; viver “para o louvor da sua graça gloriosa” (Efésios 1:6).

O apóstolo Paulo descreve esse mesmo propósito quando diz que Deus “nos deu esta mensagem maravilhosa da reconciliação […] portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio” (2 Coríntios 5:19-20). Na forma como vivemos e no que dizemos, independentemente dos trabalhos ou papéis que estejamos desempenhando, devemos ser convites vivos para que outros voltem para casa, para Jesus.

Como mãe, isso tem significado fazer o meu melhor para apresentar os meus filhos a Jesus; ensinar-lhes a Sua Palavra e mostrar a Sua verdade com a minha vida. Como faxineira de hotel, isso significou dar o meu melhor, mostrar amor e bondade à enorme variedade de pessoas que conheci, e compartilhar o evangelho com muitos deles. Sempre que pinto um mural, oro por oportunidades de compartilhar Cristo com quem quer que encontre, e tenho tido muitas conversas incríveis ao longo dos anos. E assim por diante. Tecnicamente, nunca “tive que partir” para anunciar o evangelho; no entanto, tenho oportunidades para falar de Jesus em tudo o que faço.

Nossa tendência é planejar de acordo com as especificidades: Onde vou trabalhar? Com quem vou me casar? Com quem vou viver? Embora essas questões sejam importantes, descobri, através das minhas muitas e variadas experiências, que posso sempre — sempre! — cumprir o propósito de Deus para a minha vida. Tive muitos chamados diferentes durante as várias fases por que passei. Mas creio que, como Paulo, também posso afirmar: “Sempre me propus a anunciar as boas-novas…” (Romanos 15:20).

Você está em busca do seu propósito? Está à espera de que as portas se abram e que finalmente você descubra o que está destinado a fazer nesta Terra? Continue a orar e buscar a orientação de Deus sobre coisas específicas. Mas lembre-se de que Deus já lhes revelou o Seu perfeito propósito: “E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele” (Colossenses 3:17). Não há necessidade de esperar. Entreguemos a Ele, ainda hoje, o nosso agradecimento e o nosso coração. E depois vejamos o que Ele fará conosco! 

Reflexão:

  1. Como você definiria o propósito de um cristão na vida em geral?
  2. Qual é o seu propósito em seu dia-a-dia (trabalho, família, igreja, escola, faculdade)?
  3. De que maneira você é capazes de ser “embaixador de Cristo”?
  4. O fato de colocar Colossenses 3:17 em prática transforma as suas tarefas?