Conexão Universitária – Prioridade sem plural

A palavra prioridade segundo o dicionário Houaiss significa: “Condição do que está em primeiro lugar em importância, urgência, necessidade, premência etc.”. Algo curioso em relação a essa palavra é que ela não tem plural. Colocar a palavra no plural vai contra o próprio significado da palavra, pois “prioridades” concomitantes se anulam. Você pode ter uma prioridade seguida por outra, mas não pode haver duas “prioridades” ao mesmo tempo. Quem tem duas “prioridades”, na verdade, não tem prioridade alguma.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

MATEUS 6:33

Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.

MATEUS 6:24

Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro; será dedicado a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Onde você investe o seu tempo define qual é a sua prioridade.

Não é difícil saber qual é a prioridade de alguém, basta uma consulta em sua agenda para descobrirmos o que está em primeiro lugar na sua vida. Aquilo em que depositamos nosso tempo define qual é a nossa prioridade. Se gastamos todo o nosso tempo no trabalho, é evidente que nossa prioridade está em nossa carreira e em nosso desenvolvimento profissional. Se gastamos a maior parte do nosso tempo com entretenimento e distrações é evidente que nossa prioridade está em nós e em nosso bem-estar. Como alocamos o nosso tempo revela onde está a nossa prioridade. 

Se falamos que o primeiro lugar em nossa vida é de Deus, mas não passamos tempo com o Senhor, estamos mentindo, pois sempre arranjamos tempo para aquilo que consideramos prioridade em nossa vida. A prioridade define a rotina, os gostos e as atitudes das pessoas. A prioridade virá em primeiro lugar ao organizar a semana, ao pensar sobre as atividades e ao efetuar os planejamentos. 

Quando colocamos o reino de Deus em primeiro lugar, ou seja, o assumimos como prioridade, mudamos a forma como nos relacionamos com tudo à nossa volta. Nossa prioridade afeta diretamente a forma como vivemos, nos comportamos e existimos, além de trazer significado para a nossa identidade e toda a nossa vida.

É normal que passemos mais tempo trabalhando do que lendo a Bíblia e orando, porém a forma como dispomos o nosso tempo, o horário em que fazemos isso e a intensidade com a qual nosso coração executará tal tarefa demonstram o que é prioritário.

Você recorrerá à sua prioridade ao tomar decisões importantes.

Quando perguntam o que você fará no futuro, quais as decisões você tomará e para onde você irá, a quem ou ao que você recorre para responder essas questões? É comum perguntarmos às pessoas: “Quantos filhos você quer ter?”, e ter como resposta algo como: “Depende de quanto dinheiro eu terei no futuro”. Ou então: “Qual profissão você exercerá?”, e a resposta estar diretamente atrelada ao dinheiro. Se nossa prioridade é Deus, e se somente servimos a um senhor, por que consultamos a Mamon (nome dado ao dinheiro, representado por uma divindade cultuada pelos povos antigos) ao tomar grandes decisões? Se cremos em Deus e fazemos dele a nossa prioridade, não seria coerente que a resposta DELE direcionasse os nossos passos?

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Quais têm sido as suas “prioridades” ultimamente?
  2. O que você prioriza ao tomar decisões importantes, estabelecer compromissos e organizar o seu tempo? Por quê?
  3. De que maneira prática você pode tornar o Senhor a sua ÚNICA prioridade?

ORAÇÃO

Pai querido, nós te damos graças. Pedimos a ti que direciones o nosso coração. Faz-nos ansiar pelas coisas do alto, molda-nos para que a única coisa em nosso coração seja o Teu reino e a Tua vontade. Não desejamos amores rivais, não queremos nada competindo com o Senhor em nossa vida. Deus, todo o espaço do nosso coração é Teu. Ensina-nos a tratar-te como a nossa prioridade e a priorizar o que é Teu. Revela-nos, de maneira prática, como podemos colocar-te como a nossa única prioridade. Em nome de Jesus. Amém!

Arthur Lima

Administração — UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais