Conexão Universitária – Posso ser cristão e universitário?

Quando entramos na universidade, questionamo-nos sobre diversas questões. “O que eu estou fazendo aqui nessa universidade e nesse curso em específico? Tendo a minha fé, eu posso ser cristão e universitário?” Há alguns dias, me deparei com uma pergunta aparentemente fácil de responder, mas que carrega um grande significado: “Qual o nosso propósito aqui na Terra?”. Bem, a resposta é obviamente glorificar o nome de Deus (ROMANOS 11:36). Se o nosso único objetivo é glorificar o nome dele, precisamos entender que isso se estende a todos os momentos da nossa vida, seja no trabalho, faculdade, lazer etc., e que as nossas escolhas têm consequências eternas.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

ROMANOS 11:36

Pois todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele. A ele seja toda a glória para sempre! Amém.

1 JOÃO 5:11

E este é o testemunho: Deus nos deu vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Há uma frase de Dick Bransford, médico e missionário, que diz assim: “Nenhuma atividade vale a pena a menos que apresente uma significativa oportunidade de proclamação do evangelho”. E ele está certíssimo! Será que nós estamos realmente realizando nossas atividades pensando em proclamar o reino de Deus? Se pensamos na eternidade, uma coisa está conectada com a outra: estamos com o nosso foco em falar do evangelho e alinhados com o nosso propósito.

Mantenha seu foco no lugar certo

A correria dos nossos dias reduz a nossa existência ao aqui e agora, mas nós somos seres eternos (1 JOÃO 5:11). Precisamos nos lembrar constantemente de que tudo o que estamos fazendo, incluindo o curso que escolhemos, é para a glória de Deus (1 CORÍNTIOS 10:31). Ao invés de se questionar quanto à razão de você ter entrado na universidade, mude a sua pergunta para: no que eu posso ser útil ao Reino de Deus dentro do meu curso? Tenho certeza de que sua perspectiva mudará e você terá mais ânimo para enfrentar os desafios de um jovem cristão universitário.

Seja luz

Muitos jovens cristãos se sentem perdidos, por falta de apoio de seus líderes ou familiares, para adentrar no ambiente universitário. Mas a luz só é vista quando colocada em um lugar escuro, ou seja, você só poderá ser usado por Deus para compartilhar do evangelho se tiver contato com pessoas que não conhecem a Palavra do Senhor. Busque o apoio de líderes e jovens que passam ou já passaram pela mesma experiência que você, para que consiga lidar com o pluralismo presente nas universidades. Estude a Bíblia e também outros livros, ampliando seus conhecimentos sobre a fé e assuntos “seculares”; dessa forma, será mais fácil lidar com questionamentos sobre a sua fé. O nosso propósito é glorificar o nome de Deus eternamente!

QUESTÕES PARA DEBATE

1- A maneira que você vive glorifica a Deus? Caso não, o que o impede?

2- Você busca ser um exemplo, como discípulo de Cristo, dentro da universidade? O que você faz que demonstra isso?

3- Você usa o seu curso e a sua profissão para a glória de Deus? De que forma?

ORAÇÃO

Deus, ajuda-nos a enfrentar nossos medos e inseguranças referentes à universidade. Temos medo dos questionamentos e ideias que podem surgir durante essa caminhada, mas que o Senhor esteja à frente de tudo. Não permita que nosso coração nos engane, coloca grupos cristãos e pessoas para nos ajudar em nossa jornada dentro da universidade a fim de que possamos fazer tudo para a Tua glória! Essa é a nossa oração em nome de Jesus. Amém!

Isabelle Almeida

Jornalismo — Intervalo Vida PUCPR