Porque Ele vive posso ser livre

São muitas as circunstâncias no nosso dia a dia que tentam nos sufocar e aprisionar. A contemporaneidade nos pressiona e impõe uma rotina, um ritmo de vida que nos faz pensar, muitas vezes, que “não temos tempo para nada”, nem mesmo para Deus. E é em meio a tudo isso que a ansiedade, o medo, o pecado e a culpa acabam tendo êxito e nos escravizando.

A síndrome do pânico, a depressão e a pornografia são os grandes males que têm escravizado essa geração, porém, em Cristo, existe liberdade para você e para mim. Não precisamos viver na escravidão visto que fomos redimidos por Cristo na cruz! Antes éramos escravos, porém através de Cristo somos feitos filhos de Deus e isso muda tudo!

Por meio de Sua obra redentora, Jesus levou sobre si todo pecado e venceu tudo o que nos escravizava ressuscitando ao terceiro dia. Logo, porque Ele vive podemos ser livres!

Falando sobre o assunto

Livres do medo

Em 1 João 4:18 a Palavra nos afirma que no amor não existe medo. Deus é amor e nos ama incondicionalmente! Ele provou isso morrendo em nosso lugar (JOÃO 15:13). Existe maior prova de amor do que essa? Tal entendimento precisa ser vivo em nosso coração. Eu sou amado por Deus. Eu tenho um Pai que me ama. Eu sou filho! Não um escravo (ROMANOS 8:15).

A afirmação sobre a minha identidade e o entendimento de que sou filho sendo desenvolvidos em mim trazem a segurança que preciso para que o medo não me escravize. Talvez quando criança, durante a noite tinha medo de algo, e você corria para o seu pai. Isso, porque com ele, você se sentia seguro. Então, corra para Deus! Nele você estará sempre seguro (SALMO 23:4).

Livres da ansiedade

Quando entendemos que Ele é Senhor sobre tudo e todos, que nada foge ao controle de Suas mãos e lhe entregamos a nossa vida, as incertezas e a ansiedade não nos escravizam mais.

Entregue seus sonhos e seus planos a Deus e descanse nele (1 PEDRO 5:6), pois o Senhor nos garante que nada nos faltará. Ele é o Bom Pastor que cuida de nós (SALMO 23:1). Por isso, não precisamos andar mais ansiosos, mas aprender a confiar de fato nele, pois os planos e os pensamentos do Pai são muito mais altos que os nossos. Seja livre da ansiedade!

Livres do pecado

O pecado nos afasta de Deus (ROMANOS 3:23). No Éden o homem pecou e um abismo chamado pecado o afastou de Deus. Porém Cristo vem e resolve o problema do pecado, conectando-nos de volta a Deus. A cruz é a ponte sobre esse abismo.

Na cruz, Cristo se fez maldição em nosso lugar e a Sua obra nos resgatou das trevas (COLOSSENSES 1:13), pagou a dívida que era nossa e nos perdoou. Não precisamos mais ser escravos do pecado (ROMANOS 6:6), mas sim morrer para a nossa carne e viver para Deus, ter novas atitudes. Atitudes essas que mostram frutos de arrependimento e de uma vida que reflete o Cristo que habita em nós. Deus tem vida plena para cada um de nós (JOÃO 10:10). À medida que caminhamos com Ele, somos transformados e podemos andar em liberdade.

Precisamos desenvolver o entendimento daquilo que nós somos nele. A Palavra afirma que o Senhor nos declara justos e essa justiça vem sobre nós quando confiamos em Sua obra redentora. Precisamos entender isto: não somos pecadores lutando para
ser justos, antes somos justos que confiam na graça de Deus e no Seu sacrifício, justos que procuram conhecer a Jesus e deixam-se transformar por Ele, entendendo que o pecado não pode nos escravizar mais. Jesus já venceu o pecado e a morte na cruz. Confiando nisso, podemos seguir livres do pecado!

Onde encontrar na Bíblia?

ISAÍAS 41:10 – Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei.

SALMO 23:4 – Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem.

1 JOÃO 4:18 – Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor.

Questões para debate

1. Você tem colocado diante de Deus os seus temores? Para quem corre nos momentos de medo?
2. Você tem confiado o suficiente em Deus? Como isso se demonstra?
3. O que tem o impedido de andar em liberdade?

Oração

Pai, obrigado pelo amor que tens pela minha vida. Obrigado porque sempre que o medo me assola, posso correr para ti. Obrigado pelo Teu sacrifício que me dá vida, que me proporcionou andar em liberdade. Que o medo, a ansiedade, o pecado não dominem o meu coração, mas antes, que a consciência daquilo que eu sou em ti possa ser desenvolvida em mim a cada dia.

Matheus Augusto
Engenharia Elétrica — Jesus na UFPR