Por que os millenials não ficam na igreja?

A razão que os leva a se afastarem da fé

Quando clamarem por socorro, não responderei; ainda que me procurem, não me encontrarão.

—PROVÉRBIOS 1:28 (NVT)

A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê que mal e quão amargo é deixares o Senhor dos Exércitos.

—JEREMIAS 2:19


Um santuário vazio

No ano 70 d.C., o soldado romano Marco Quirino orgulhosamente caminhou através do santo Templo judaico. Para os judeus, foi uma visão terrível. Um pesadelo. Um pagão no templo. Jerusalém em chamas. Roma havia conquistado a Cidade Santa.

Marco parou diante da larga e bela cortina que separava o Santo dos Santos do resto do planeta Terra.

Atrás da cortina, estava a morada de Deus: a Sua Glória.

Qualquer um que entrasse ali morreria imediatamente. Apenas o sumo sacerdote tinha a permissão de Deus para entrar nesse recinto sagrado. Permissão, sim, mas com ressalvas. Até mesmo o sumo sacerdote morreria se entrasse sem antes se purificar de seus pecados.

Enquanto o soldado caminhava em direção à cortina, seus passos ecoavam pelo chão de mármore. Ele não fazia ideia do terror que o aguardava. Com olhar arrogante, puxou a cortina e… nada aconteceu!

A arca não estava lá.

A glória do Senhor já deixara o Templo havia alguns séculos. Ano após ano, os judeus haviam trazido seus sacrifícios para um santuário vazio.

Deus não estava mais presente.

Não sei se foi exatamente assim que aconteceu, mas acho que ilustra bem o que acontece espiritualmente com os jovens cristãos hoje. Cheios de boas intenções, eles começam a se aprofundar em assuntos da fé e a fazer sérias indagações sobre suas crenças. Tudo isso para descobrir que muita coisa não passa de aparência. Muitas coisas não são como contaram. Deus não estava atrás da cortina.

O estudo do Grupo Barna mostra que quase seis em cada dez (59%) dos jovens que crescem em lares cristãos (ou famílias que frequentam uma igreja) se afastam da fé antes de chegar aos 30 anos de idade.

Pense nisso por um momento. Se você tem um grupo de dez amigos — seis deles vão abandonar a fé!

Se isso não for assustador, não sei o que irá nos abalar. As preocupações que expressei naquele divã quinze anos atrás eram cócegas em comparação à realidade que acabei de expor. Estamos falando de dados reais. Um tsunami que atingiu as praias evangélicas.

E o mais frustrante é que tudo isso poderia ter sido evitado.

Não se pode dizer que somente pessoas superficiais, com pouco conhecimento bíblico e sem firmeza na fé deixam a Igreja… seria um erro grotesco chegar a essa conclusão. É uma ideia simplista e, honestamente, bastante ignorante. Pelo contrário, a maioria dos que se afastam da fé tem uma boa compreensão das Escrituras e talvez sejam os mais preocupados com a apologética cristã. Joshua Harris, por exemplo, era um pregador, Rhett e Link eram missionários, Marty Sampson e Audrey Assad eram cantores em grupos de adoração, Derek Webb um calvinista, e a lista continua… Cada um teve o mesmo fim: abandonaram a fé. Não podemos dizer que eles “não tentaram”. Ou que eles foram oportunistas, procurando o caminho mais fácil. Não. Eles leram muitos e muitos livros sobre Deus e sobre a Bíblia, e fizeram isso justamente para provar que Deus existe! Queriam defendê-lo!

Mas algo deu errado. Muito errado!

Certas coisas simplesmente não faziam sentido.

Eles foram olhar atrás da cortina… e Deus não estava lá.

Surpreendido pelo Temor

Artigo retirado de trechos do livro