Por que estamos cansados?

Durante alguma semana, você já parou para se perguntar por que estava tão cansado, mesmo que sua rotina não tenha sofrido nenhuma grande mudança? Já se sentiu esgotado mesmo sem ter se esforçado tanto? Ou ainda, já se sentiu cansado de uma forma que não fosse física, mas interiormente?

Eu, definitivamente, já me senti assim, e não foram poucas vezes. Cansado de estar cansado, eu me perguntava: “O que tem me deixado desse jeito?” Além disso, “O que ou quem pode me livrar desse fardo?”.

Para a primeira pergunta, encontrei pelo menos três respostas: o pecado, a religiosidade e, por incrível que pareça, eu mesmo; e, para a segunda, só há e sempre haverá somente uma resposta: Jesus Cristo.

Falando sobre o assunto

O pecado

Certamente, o pecado é a principal causa do cansaço do nosso ser.

A questão é: Por que o pecado, mesmo sendo prazeroso, cansa-nos? A resposta é óbvia: Porque quem peca é escravo do pecado!

Uma ilustração que nos aproxima do entendimento dessa lógica é esta: imagine que você está com muita sede e tem na sua frente duas fontes, sendo que você só pode escolher uma delas. De uma dessas fontes jorra Coca-Cola bem geladinha, e da outra, verte água pura e fresca. Qual das duas lhe dará mais prazer? Agora, qual de fato matará a sua sede? O pecado, aqui, é como a Coca-Cola: quanto mais você toma para matar a sede, mais sede você tem. Você toma bastante sem perceber que está morrendo por dentro!
Jesus, por outro lado, é a Água da Vida. Quem beber da água que Ele oferece nunca mais sentirá sede (JOÃO 4:13-14).

Legalismo religioso

Cristo enfrentou um problema em Sua época que é muito comum ainda hoje: o legalismo religioso. A religiosidade e a lei judaica oprimiam o povo, porque cobravam uma conduta quase que perfeita para se alcançar a salvação. Por isso, Jesus convida os
cansados e sobrecarregados (pela religiosidade) à descansarem nele.

Ainda, é importante falar que os mestres da Lei da época de Jesus, acreditavam ser eles mais puros do que os outros simplesmente por cumprirem a Lei com mais rigor. Na verdade, eles nem mesmo se consideravam pecadores.

Uma das principais consequências da religiosidade é exatamente levar a pessoa a pensar que é salva, porque é “boa o suficiente” e, por isso, merece o Céu. Quando Cristo diz que não veio chamar os justos, mas sim os pecadores, o Senhor quer dizer que Ele chama aqueles que têm consciência do seu pecado. Algo que não se aplica aos legalistas religiosos, mas só porque eles querem.

A religiosidade, além de cansar as pessoas, faz com que elas procurem o remédio em si mesmas, quando, na verdade, o que elas precisam está em Jesus.

Idolatria do “eu”

Há um ditado que diz: “Se você quer procurar o seu pior inimigo, só precisa olhar no espelho”. De fato, nós somos os culpados pelo pecado e legalismo que praticamos, mas mesmo que já tenhamos nos arrependido dos nossos pecados e não sejamos meramente religiosos, há uma prática muito comum que consome nossas energias: a idolatria do “eu”.

Isaías descreve a situação em que o povo de Deus prefere deixar de ser “carregado” por pelo Senhor para criar seus próprios deuses e passar eles a carregá-los (ISAÍAS 44:6-10).

Parece loucura, mas também fazemos isso quando idolatramos nossa carreira, relacionamentos, prazeres, pensamentos, vontades e inúmeras outras coisas. Quando confiamos e idolatramos nosso eu, não encontramos resposta alguma e, no final do dia, estamos cansados de nos carregar.

A solução para os cansados

Finalmente, a solução para os cansados é apresentada: Jesus. Ele nos convida a irmos até Ele, para dele receber descanso para nossa alma. Jesus quer nos libertar da escravidão do pecado, do domínio impessoal do legalismo religioso, e nos libertar de nós mesmos.

Mas por que Ele é a única resposta certa, entre tantas outras? Porque apenas nele temos descanso; apenas Ele pode nos oferecer um jugo suave e um fardo leve. E o fardo que Cristo oferece só é leve, porque Ele já levou o que era pesado à cruz!

Os nossos pecados crucificaram Jesus, os nossos pecados nos mantinham afastados do Senhor, éramos inimigos de Deus. Mas por meio do Seu sacrifício no Calvário, Jesus nos convida: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”.

Se sente que esse convite é direcionado a você, ore a Jesus entregando a Ele todo o seu coração. Ou, se já aceitou esse convite e quer segui-lo, tenha em mente que Cristo deseja que você descanse nele. O Senhor deseja que você se relacione profundamente
com Ele e o obedeça, pois Ele tem o melhor para os que o seguem.

Onde encontrar na Bíblia?

JOÃO 8:34 – Jesus respondeu: “Eu lhes digo a verdade: todo o que peca é escravo do pecado”.

MATEUS 11:28-30 – Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo
é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve.

MARCOS 2:17 – Ao ouvir isso, Jesus lhes disse: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes. Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores”.

Questões para debate

1. Você já entregou sua vida a Jesus? Se não, o que o impede?
2. Há algo que pode estar o distanciando do Senhor? O quê?
3. Como você tem respondido ao convite de Cristo?

Oração

Senhor, reconheço que sou pecador e preciso da Tua graça. Peço que me ensines a viver contigo, para que eu te conheça melhor a cada dia. Livra-me do fardo do pecado, da religiosidade e da idolatria do meu próprio eu, para que eu possa descansar completamente em ti. Em nome de Jesus. Amém!

Caio Romani
Direito UFPR — Direito Com Deus