Perdão

São muitas as circunstâncias do dia a dia que nos levam a exercitar o perdão, enquanto o mundo nos diz que somos “tolos” por perdoar quem nos causa mal.

Jesus nos pede para perdoar, independentemente da situação que tenhamos sofrido, e nos perdoa o quanto for necessário. Entretanto, quando agimos de forma contrária ao que o Senhor nos orienta, guardando mágoas, raiva de outras pessoas e de nós mesmos, isso nos escraviza e nos prende ao passado.

As mágoas guardadas podem trazer males à saúde física, emocional e psicológica, afetando-nos individual e socialmente. Porém, em Jesus há perdão. Ele nos perdoou e o faz sempre que nos arrependemos diante dele. Então, quem somos para não perdoarmos os nossos erros e o erro de outros em relação a nós? Ele perdoou o meu próximo, então quem sou eu para não perdoá-lo também?

O perdão é uma escolha, que nos torna livres da mágoa e da autocondenação, mas só vamos conseguir perdoar verdadeiramente com a ajuda de Cristo.

Falando sobre o assunto

Perdoando a si mesmo

Muitas vezes perdoamos outras pessoas, mas não nos perdoamos e nos auto condenamos, não aceitando o perdão de Jesus.

Tal falta de perdão normalmente vem com a falta de autoestima, exigência ao extremo sobre nós mesmos, pensamentos ruins, falta de amor-próprio. Agindo assim, não conseguimos cumprir o segundo mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (MATEUS 22:39).

Devemos lembrar que Jesus já nos perdoou, porém jamais seremos perfeitos. Precisamos lembrar que, apesar de sermos salvos, somos humanos, logo erraremos muitas vezes, mas isso não nos torna uma pessoa horrível. Entretendo precisamos cuidar para não ficar justificando os erros por conta dessa realidade.

Peça a Deus que lhe revele o imenso amor dele por você, pois Ele entregou o Seu Filho unigênito por você (JOÃO 3:16). Peça a Ele que o ajude a se perdoar de quaisquer culpas que carrega.

Perdoar o próximo

Na oração do Pai nosso, em que Jesus nos ensina a orar, Ele também fala sobre perdão: “perdoa nossos pecados, assim como perdoamos aqueles que pecam contra nós” (LUCAS 11:4).

Quando alguém abre mão do seu direito à mágoa e comportamentos negativos para com a pessoa que lhe ofendeu, ela cresce diante do Senhor. Os maus sentimentos que sentia se convertem em sentimentos de compaixão, misericórdia e, possivelmente,
amor para com o ofensor. Isso é possível a partir da nossa disposição em perdoar, e do agir do Senhor em nós.

Perdoar não é simplesmente esquecer o que sofremos, mas decidir não usar tal ofensa contra o ofensor. Aliás, o perdão vai além do não sentir mais raiva contra o agressor. Perdoar é entender que a conta do mal causado já foi paga. Quando perdoamos alguém que nos “deve”, a dor da dívida deve ser “cancelada”. Assim, como Jesus fez e faz conosco.

Existe também o “pseudo perdão”, que é quando você fala que perdoou, mas toda vez que lembra da situação e tem oportunidade, expõe à pessoa que o causou mal. A falta de perdão gera dor e Jesus não deseja isso para você. Peça a Ele que o ajude a liberar perdão à pessoa que o machucou. Com certeza o Senhor o ajudará!

Entregue sua dor a Ele sempre que a sentir, e você verá chegar o dia em que a ferida foi curada e está cicatrizada.

Onde encontrar na Bíblia?

COLOSSENSES 3:13
Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar.

MATEUS 18:21-22

Então Pedro se aproximou de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar alguém que peca contra mim? Sete vezes?”. Jesus respondeu: “Não sete vezes, mas setenta vezes sete”.

1 JOÃO 1:9

Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Questões para debate

1. Você tem se perdoado?
2. Perdoa as outras pessoas como o Senhor lhe perdoa?
3. Você confia em Deus para curar a sua dor?
4. Para quem você deve pedir perdão? Por quê?

Oração

Deus, ajuda-me a perdoar os outros e a me perdoar. Tu sabes que não é fácil, mesmo assim entregaste Teu filho para me perdoar e eu quero perdoar. Ajuda-me! Não permitas que a raiva e a mágoa me dominem; não me deixes esquecer os princípios do Senhor, para que a Tua natureza cresça em mim todos os dias. Em nome de Jesus. Amém!

Leonardo Araujo
Psicologia — OneFaesp

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais