Lançamento de Publicações Pão Diário: Paulo – Uma visão de liderança dinâmica:

Se buscarmos em toda a Bíblia por líderes, encontraremos muitos nomes, mas há um em especial sobre o qual podemos ver diversos detalhes de sua vida e obra dos quais podemos tirar muitas lições para a liderança. Paulo é um exemplo inspirador do que alguém pode fazer quando se está totalmente rendido a Cristo e comprometido com a Sua verdade.

No livro Paulo Uma visão de liderança dinâmica, Oswald Sanders traz um estudo sobre a vida do apóstolo, destacando suas qualidades e abordando um aspecto que nem sempre é muito debatido — sua liderança. Em suas cartas, o apóstolo se revela e é possível perceber que Paulo grava, de maneira inconfundível, a sua personalidade.

Nesta obra, Sanders compartilha as qualidades essenciais que são perceptíveis na vida e ministério desse grande líder e servo de Deus. Dentre as características tratadas pelo autor ao longo do livro, podemos ressaltar: espírito pioneiro, incontestáveis habilidades de comunicação, vida de oração fervorosa, lealdade e comprometimento com seu chamado e autêntica devoção a Jesus.

Vemos o profundo amor que Paulo tinha por Cristo e sua obediência a Deus como determinantes para que ele fosse um líder íntegro e sincero. Ele foi destemido e atuante na obra do Senhor, dedicando toda sua vida à propagação do Evangelho.

Outro fator marcante no ministério de Paulo e que serve de modelo foi sua liderança relacional, seja pelo tom afetivo em suas epístolas ou na disposição de caminhar junto, influenciando os que estavam próximos, numa parceria baseada na fé em Cristo, visando o aperfeiçoamento para desenvolver o serviço cristão.

Paulo foi chamado para servir, anunciar e inspirar. Ele jamais aconselhou algo aos outros que ele mesmo não havia praticado antes e sempre colocou Jesus como padrão absoluto de conduta a ser seguido, por isso pôde exortar todos a seguirem seu exemplo desde que olhassem para Cristo como grande modelo.

Conheça mais sobre esse aspecto da vida do apóstolo Paulo que fez do Senhor Jesus seu maior exemplo de liderança, e modelo para todas as coisas. E, a partir desta leitura, sinta-se desafiado a se tornar um imitador da liderança de Paulo, assim como ele foi de Cristo.