Apesar do anúncio do castigo, ao longo do livro de Oseias encontramos também um amor surpreendente, do começo ao fim. É o amor surpreendente de Deus manifesto na história da vida do profeta e de Seu próprio povo. Vejamos como isso acontece nos seguintes versículos:

“Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho. Ali devolverei a ela suas vinhas, e farei do vale de Acor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como no dia em que saiu do Egito. ‘Naquele dia’, declara o Senhor, ‘você me chamará ‘meu marido’, não me chamará mais ‘meu senhor’” (2:14-16).

Nesta passagem, logo no início do livro, e após o anúncio do juízo, há uma proposta de restauração do relacionamento. Deus quer restaurar a Sua relação de amor com o povo de Israel. Algo que me chama a atenção, e que considero ser uma verdade fantástica, é que neste capítulo, quando Deus pronuncia os nomes dos filhos de Oseias, ele os chama somente de “Ruama” e “Ami”, em vez de “Lo-Ruama” e “Lo-Ami”, Ele omitiu o Lo, que significava “não”, para mostrar que deseja acolher e amar até os filhos da infidelidade (v.23). 

Quando Deus determina que Oseias reencontre Gômer e a compre de volta, Ele demonstra que também nos quer de volta, não importando o quão longe fomos. Aquela mulher estava num estado deplorável, esquálida e sem valor algum na sociedade, porém, Oseias a acolheu e restaurou o casamento. O povo de Israel se destacou por descumprir todos os Dez Mandamentos, mas Deus não os abandonou. Da mesma forma, não importa que pecados você cometeu, Deus quer reestabelecer um relacionamento com você. Talvez você esteja vivendo uma realidade bem longe de Deus e já tenha provado do sabor amargo e das consequências do pecado. Saiba que, mesmo assim, Deus quer restaurá-lo ao círculo íntimo do Seu amor.