Os instrumentos necessários

A pós assassinar um egípcio, Moisés se escondeu na terra de Midiã, onde se casou e durante muitos anos viveu apascentando as ovelhas do rebanho de seu sogro. O homem que havia nascido com a única missão de libertar o povo de Israel do Egito, agora
estava em uma terra distante, escondendo-se do faraó.

Moisés pode ter errado, mas os planos de Deus não mudaram por conta desse erro. Após a morte do antigo faraó, Deus aparece a Moisés no deserto e o manda voltar ao Egito para pedir liberdade ao seu povo.

Mas como o faraó acreditaria que era o Senhor quem enviara Moisés? Deus então manda que Moisés lance seu cajado no chão e o cajado transforma-se em uma cobra; quando Moisés pega a serpente pela cauda, ela volta a ser cajado. Deus realmente estava com ele. Por ter um coração endurecido, o faraó recusou-se a libertar os hebreus, e esse mesmo cajado se tornou o instrumento pelo qual Deus realizou diversas maravilhas no Egito para manifestar o Seu poder. Mas uma coisa nos chama a atenção aqui: quando Deus deu esse cajado “mágico” a Moisés?

Onde encontrar na Bíblia?

ÊXODO 4:2-4
Então o SENHOR lhe perguntou: “O que você tem na mão?”. “Uma vara”, respondeu Moisés. “Jogue-a no chão”, disse o SENHOR. Moisés jogou a vara no chão, e ela se transformou numa serpente. Moisés fugia dela, mas o SENHOR lhe disse: “Estenda a mão e pegue-a pela cauda”. Moisés estendeu a mão e pegou a serpente, e ela voltou a ser uma vara.
ÊXODO 9:23
Moisés estendeu a vara em direção ao céu, e o SENHOR mandou trovões e granizo, além de raios que caíam sobre a terra. O SENHOR enviou uma horrível tempestade de granizo sobre todo o Egito.

Falando sobre o assunto

Não é relatado na Bíblia em qual momento Moisés recebe esse cajado e, para falar bem a verdade, não há necessidade nenhuma para isso; o cajado não era mágico, e nem havia nada de especial nele. Aquele era um simples cajado que Moisés usava para realizar seu trabalho no campo.

O Deus que nos capacita

Quando Moisés recebe sua missão, ele desespera-se por pensar que não teria capacidade para guiar o povo de Israel, mas Deus olha para ele e pergunta: “O que você tem na mão?” (ÊXODO 4:2), Moisés olha para a sua mão e provavelmente pensou: “é
apenas um velho cajado que eu uso há tempos para apascentar as ovelhas, apenas um pedaço de madeira”. E Moisés até estaria certo ao pensar dessa forma porque, nas suas mãos era apenas um cajado, mas nas mãos de Deus era o instrumento pelo qual
Ele libertaria o Seu povo.

Muitas vezes nos encontramos na mesma situação que Moisés estava: o Senhor nos chama para a Sua obra e questionamo-nos como vamos cumprir a missão que nos foi dada, achamos que não somos capazes ou que não temos os meios necessários para
isso. Mas olhe bem para as suas mãos e veja o que há nelas? Que habilidades e conhecimentos você já adquiriu durante todo esse tempo no deserto?

Deus dá a cada um de nós as habilidades e ferramentas necessárias de acordo com nossas capacidades (MATEUS 25:15); Ele nos dá os dons que precisamos para realizar a obra a qual fomos chamados, mas a forma como usamos nossos talentos depende unicamente da nossa fé (ROMANOS 12:6).

Nosso Senhor não está lhe dando uma responsabilidade que você não está pronto para assumir; se o Pai confiou algo a você é porque Ele já lhe deu, em algum momento lá atrás, todas as ferramentas que você precisa para concluir a obra que Ele lhe pediu para fazer; porém a decisão de confiar em Deus e colocar essas ferramentas nas mãos dele é você quem deve tomar.

Você pode usar seu cajado para libertar pessoas da escravidão (LUCAS 4:18). Ou pode apenas ignorar tudo isso e voltar a viver de forma sossegada no campo, enquanto se esconde do faraó e pensa que não é capaz de fazer nada (ÊXODO 3:11). Mas lembre-se: se foi mesmo Deus quem o chamou, você não estará sozinho, pode confiar nele (JOSUÉ 1:5-9).

Questões para debate

1. Que habilidades você tem que podem ser usadas para cumprir o seu chamado?
2. O que você tem feito com os talentos que Deus lhe deu?
3. Você tem confiado a Ele tudo o que tem em suas mãos? De que forma isso se demonstra

Oração

Pai, sei que se és tu quem estás me chamando, não há o que temer. Sei que se o Senhor confiou em mim é porque sabes que sou capaz de fazer a Tua vontade. Meu Deus, não quero enterrar meus talentos, não quero esconder aquilo que tu mesmo me entregaste, mas quero que todas as minhas habilidades, todos os meus conhecimentos e todos os meus dons estejam em Tuas mãos e que assim como o Senhor usou um simples cajado para abrir o mar e tirar o Teu povo da escravidão, que aquilo que eu tenho venha ser usado por ti para libertar muitas outras pessoas das correntes do pecado. Pai, dou a ti hoje a liberdade para agires através da minha vida, pois sei que estás comigo, e se tu estás comigo não tenho o que temer. Eu confio em ti.

Elias Sousa
Letras/Português — Dunamis Pockets UFPR