Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser … e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. – Marcos 11:22-24

A promessa de resposta à oração é uma das mais maravilhosas lições de todas as Escrituras. Em muitos corações surge a pergunta: “Como adquirir a fé que sabe que recebe tudo que pede?”.

É essa pergunta que nosso Senhor quer responder hoje.

Tenha fé na promessa de resposta à oração. O poder para crer numa promessa depende inteiramente, para não dizer somente, da fé naquele que faz a promessa. É apenas quando vivemos unidos com Deus em comunhão pessoal e amorosa que será desenvolvida a capacidade para crer que Ele dá tudo que pedimos.

A fé é sempre comparada com a mão ou a boca, os membros que usamos para pegar e nos apropriamos do que nos é dado. Mas é importante que entendamos que fé também é o ouvido pelo qual ouvimos o que nos é prometido, e o olho pelo qual vemos o que nos é oferecido.

Vamos conferir os 5 sentidos da oração?

O Pai fala a nós pelo Espírito Santo. O Filho é a Palavra – a essência do que Deus diz – e o Espírito é a voz viva. É disso que o filho de Deus precisa para guiá-lo e dirigi-lo. A voz secreta do Céu precisa ensiná-lo, como ensinou Jesus, o que dizer e o que fazer. Um ouvido aberto para Deus, isto é, um coração que crê esperando n’Ele para ouvir o que Ele diz, ouvirá Sua voz. 

As palavras de Deus não serão somente as palavras de um Livro, mas, quando procedem da boca de Deus, serão espírito e verdade, vida e poder. Elas produzirão obras e experiências de vida, não apenas meras ideias. Através do ouvido aberto a alma permanece sob a influência da vida e poder do próprio Deus. Assim como as palavras ouvidas penetram a mente, habitam e trabalham lá, pela fé Deus penetra no coração, permanece e trabalha nele.

Um médico diria para alguém indagando sobre uma maneira de adquirir mais força em suas mãos e braços que toda sua constituição deve ser trabalhada e fortalecida. Portanto, a cura de

uma fé débil está somente no fortalecimento de toda nossa vida espiritual por meio de comunhão com Deus.

Considere uma das principais bênçãos da oração o exercer fé em Deus, no Deus vivo e poderoso que espera para realizar em nós toda Sua boa e agradável vontade, e a obra de fé com poder. Veja-o como o Deus de amor, cujo deleite é nos abençoar e transmitir-nos Seu próprio ser. Em tal adoração de fé em Deus o poder para crer na promessa também será enviado rapidamente. “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes.” Sim, pela fé tome posse do próprio Deus; e a promessa se tornará sua também.

Quando a fé estiver sendo plenamente utilizada como olho e ouvido, como as faculdades da alma pelas quais vemos e ouvimos Deus, então será possível exercitar seu pleno poder como mão e boca, e assim nos apropriarmos de Deus e Suas bênçãos. O poder de recepção dependerá totalmente do poder de percepção espiritual. Por essa razão Jesus disse, antes que desse a promessa de que Deus responderia a oração da fé: “Tende fé em Deus”. A fé é simplesmente uma entrega: eu me rendo às impressões que as informações que ouço provocam em mim.

O valor da promessa depende daquele que faz a promessa. É pelo conhecimento de quem é ele que a fé na promessa se baseia. É por essa razão que Jesus diz, antes de dar esta maravilhosa promessa de oração: “Tende fé em Deus”. Isto é, que os olhos se abram para o Deus vivo e se fixem nele, vendo Aquele que é invisível. 

É pelo olhar que nos rendemos à influência daquilo que está diante de nós. Basta permitirmos que entre, exerça sua influência, deixe sua impressão em nossa mente. Portanto, crer em Deus é simplesmente olhar para Deus, ver quem Ele é, permitindo que Ele nos revele Sua presença, dando-lhe tempo e entregando todo nosso ser a Ele para receber a completa revelação de quem Ele é como Deus, com a alma livre para receber e alegrar-se à sombra de Seu amor. 

Sim, a fé é o olho pelo qual Deus mostra quem Ele é e o que faz. Pela fé, a luz da presença de Deus e as obras de Seu grande poder fluem de nossa alma. Visto que o que eu vejo vive em mim, então pela fé Deus vive em mim também.

Que lição preciosa Jesus tem para nos ensinar hoje. Nós buscamos as dádivas de Deus: Deus quer dar-se a nós primeiro. Pensamos na oração como o poder de trazer até nós boas dádivas do Céu: Jesus vem como o meio de nos levar a Deus. Queremos permanecer na porta e clamar: Jesus deseja que primeiramente entremos e compreendamos que somos amigos e filhos. Que aceitemos o ensinamento. Que toda experiência da pequenez de nossa fé em oração nos incentive em primeiro lugar a ter e exercitar mais fé no Deus vivo, e nessa fé nos render a Ele. 

Um coração cheio de Deus tem poder para fazer a oração da fé. A fé em Deus gera fé na promessa, incluindo a promessa de resposta à oração. Portanto, filho de Deus, gaste tempo, gaste tempo, para prostrar-se diante d’Ele, para esperar n’Ele para revelar-Se a Si mesmo. Separe tempo, e que sua alma, em santa adoração, exercite e expresse fé no Deus infinito, e enquanto Ele transmite a si mesmo e toma posse de você, a oração da fé coroará sua fé em Deus.

Com Cristo na escola de oração

Artigo inspirado no livro

Com Cristo na escola de oração

Artigo inspirado no livro