“Ela é muito exigente, é por isso que ela ainda está solteira”, “Ele é um pouco excêntrico, é por isso que ele ainda está solteiro”, “Você é casado com seu trabalho, é por isso que você ainda está solteiro”.

Viver como solteiro em uma sociedade que valoriza encontrar o “amor verdadeiro” e “o prometido” pode ser um desafio. E ouvir esses comentários inúteis pode afetar a maneira como vemos a solteirice (um termo que deveria ser extinto), e se somos solteiros, a maneira como nos vemos (um excêntrico exigente casado com seu trabalho, destinado a ser sozinho para sempre).

Mas, em última análise, nosso valor não depende de nosso estado civil, mas sim daquele que nos redimiu e nos chama de Seus amados (Efésios 1:6).

Venha conosco enquanto desmascaramos os 11 mitos sobre a solteirice. Vamos repensar juntos como podemos nos relacionar melhor com os solteiros em nosso meio e encorajar uns aos outros a buscar a identidade que mais importa.

Se você é solteiro, é provável que já tenha ouvido esta frase muitas vezes: “Você é muito exigente, é por isso que ainda está solteiro”.

Enquanto alguns podem estar priorizando selecionar em oração um futuro cônjuge, nem todos os solteiros estão envolvidos na tentativa de encontrar um parceiro. Eles podem ter outras prioridades em suas vidas no momento.

Talvez, como Paulo, eles estejam preocupados “com os negócios do Senhor – como podem agradar ao Senhor” (1 Coríntios 7:32), ou estabelecendo uma carreira após anos de trabalho duro na universidade, ou gastando tempo explorando o que Deus gostaria de tê-los fazendo com suas vidas.

Então, da próxima vez que você interagir com alguém solteiro, por que não mostrar algum interesse no que o motiva ou no que ele tem feito com sua vida? É uma ótima maneira de mostrar que os solteiros são mais do que apenas seu status.

Você viu isso nos olhos de seus parentes ou colegas enquanto eles observam seu primo solteiro ou colega de trabalho por cima da xícara de chá. “A razão pela qual ela ainda está solteira”, dizem enquanto balançam as sobrancelhas, “é porque há algo errado com ela. Ela é um pouco desequilibrada. Caso contrário, com certeza ela já estaria casada.”

Mas os solteiros não estão mais quebrados ou necessitados de Jesus do que seus colegas que  estão em um relacionamento.

O quebrantamento existe em cada um de nós, casado ou não, e há apenas uma pessoa que é capaz de nos redimir de nossas feridas – Jesus.

“O dom da solteirice” é provavelmente outra frase muito usada que você está super cansado de ouvir.

Enquanto “o dom de ser solteiro” soa bem (oh, como um belo presente!), e soa bastante bíblico quando Paulo fala sobre “um tem este dom, outro tem aquele” (1 Coríntios 7:7), o presente de que Paulo fala não é um presente especial de edição limitada dado a uns poucos selecionados para que possam lidar com a solteirice.

O pregador e teólogo americano Tim Keller disse: “Paulo sempre usa a palavra ‘dom’ para significar uma habilidade que Deus dá para edificar os outros. Paulo não está falando de algum tipo de estado indescritível e livre de estresse”. O ‘dom’ sobre o qual Paulo fala é a habilidade e a liberdade que uma pessoa solteira tem de servir a Deus de uma maneira que uma pessoa casada não serve.”

Então, se você está solteiro atualmente, como tem usado esse tempo para construir não apenas sua conta bancária ou carreira, mas outras coisas no reino? E se você é casado ou namora, como está incentivando e fortalecendo os solteiros em seu meio?

Sua irmã se casou no ano passado e sua melhor amiga acabou de anunciar o noivado. Agora você está começando a sentir que Deus não apenas se esqueceu de você, mas está deliberadamente retendo algo bom de você.

Pode parecer que Deus está nos ignorando quando nossos desejos não são atendidos e nossas orações não são respondidas. E o ressentimento logo pode surgir quando começamos a acreditar na mentira de que Deus está retendo coisas boas de nós.

Mas Deus é um Pai bom e generoso. A Escritura diz que todo dom bom e perfeito vem daquele que não muda como sombras inconstantes (Tiago 1:17). Ele nos abençoou com todas as bênçãos espirituais (Efésios 1:3) e também nos deu gratuitamente Seu melhor presente – Seu Filho (Romanos 8:32). Deus não está retendo coisas boas de nós, Ele simplesmente tem o melhor em Seu coração.

Uma família só sua. Como uma pessoa solteira, essas palavras podem evocar uma infinidade de sentimentos, desde um profundo desejo de ter uma família para chamar de sua, até uma sensação de fracasso por ter atingido uma certa idade e ainda sem “sua própria” família, ou talvez você está se sentindo desanimado com o quão esmagadoramente inatingível tudo isso parece.

No entanto, uma família pode ser mais do que apenas o modelo de micro-família (pais mais filhos) que nos é vendido pela sociedade. A família vem em várias formas, como as amizades estreitas formadas em seu local de trabalho ou igreja, ou talvez sendo a tia ou tio legal de seus sobrinhos e sobrinhas.

E como cristãos, somos parte da família de Deus (Romanos 9:8, 1 João 3:1-2), e há uma grande alegria em saber que somos Seus filhos. Então, vamos ajudar uns aos outros a abraçar a família que Deus nos deu e fazer o que as famílias fazem de melhor – amar e encorajar uns aos outros em diferentes épocas e desafios da vida.

Sempre que pensamos em intimidade, tendemos a focar apenas no aspecto físico, esquecendo que também engloba o lado emocional.

Seríamos ingênuos em pensar que apenas a intimidade física é o que mantém um casamento ou o que nos preenche inteiramente. A vida do apóstolo Paulo e do próprio Jesus nos mostra que os solteiros podem viver vidas igualmente satisfatórias – sem intimidade física – investindo em outros relacionamentos que Deus lhes deu. E esses relacionamentos em que investimos não são menores, merecendo menos do nosso compromisso e atenção.

Considere a amizade significativa e estreita que Davi e Jônatas tiveram um com o outro, entre outras formas de relacionamentos dignos (1 Samuel 18:1-3)! E veja como a Bíblia exalta a virtude da verdadeira amizade em João 15:13: “Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos amigos”.

“E eles viveram felizes para sempre.” Desde pequenos somos alimentados com essa mentira de que a vida só pode ser completa, perfeita e feliz quando é passada nos braços de alguém que você ama, que viajaria até os confins da terra por você. E vemos essa mentira sendo perpetuada em todos os lugares à medida que envelhecemos – em nossos livros, filmes e até mesmo em nossos feeds pessoais de mídia social. Então, se você não tem alguém especial em sua vida, é fácil sentir que está perdendo.

Mas na Bíblia, vemos Jesus pintando um quadro muito mais abrangente sobre como o objetivo do casamento é nos apontar para um quadro maior: o relacionamento de Cristo com a igreja. É por meio desse relacionamento que vemos Deus suprindo nossas necessidades mais fundamentais como humanos – a necessidade de um Salvador que deu Sua vida por nós para que possamos ser resgatados das garras do pecado e não perder o mais importante tesouro desta vida: uma eternidade vivida na presença de Deus.

“Pare de trabalhar tanto, como você vai ter tempo para namorar?” Você já ouviu esse refrão inúmeras vezes. Pode ser verdade que alguns solteiros estão se concentrando no crescimento de suas carreiras, mas isso não significa que estejam colocando outros aspectos de suas vidas em espera ou deixando que sua solteirice os impeça de seguir em frente.

É fácil atribuir “estar muito ocupado” como a razão pela qual nossos amigos solteiros ainda não tenham encontradosua outra metade, especialmente se eles estão passando mais tempo no trabalho do que nós.

Mas talvez eles tenham tentado ativamente conhecer novas pessoas em seu próprio tempo – eles simplesmente não encontraram alguém com quem pudessem se conectar em um nível mais profundo ou lhe falaram sobre isso. Talvez da próxima vez que você conversar com eles, encoraje-os a compartilhar sobre outros aspectos de suas vidas e ouça atentamente quais são suas paixões e preocupações.

O olhar em seus rostos lhe diz que eles desaprovam sua ação ou resposta. Mais do que isso, você percebe que a desaprovação deles é mais profunda. Você notou, mesmo sem eles dizerem uma palavra, que eles atrelaram suas ações como a razão pela qual você continua solteiro.

Ser solteiro não é um teste decisivo do caráter de alguém mais do que diz algo sobre quem eles são. Seja ou não alguém solteiro ou em um relacionamento, é somente em Cristo que exibimos os frutos do Espírito (Gálatas 5:22-23) que informam diretamente nosso caráter.

Na verdade, você foi rápido para ouvir e lento para falar, oferecendo conselhos apenas quando apropriado. Ainda assim, seu conselho não foi apreciado e até mesmo dispensado! Seu amigo diz: “Estou em uma situação de vida diferente da sua. As coisas são diferentes quando você está solteiro.”

Os solteiros podem passar despercebidos, analisadosou condescendentes; uma única pessoa pode lutar para ter o tipo de credibilidade de alguém que está em um relacionamento.

No entanto, ser solteiro não necessariamente fala sobre quão sábia ou virtuosa uma pessoa é. A sabedoria e o entendimento não vêm da experiência, mas do temor a Deus (Provérbios 9:10). Então, se você está procurando alguém para aprender, procure alguém que procure agradar a Deus no que faz, não apenas alguém que acumulou muita experiência de vida!

Você se imaginava casado e feliz nessa idade. Você sente uma sensação de perplexidade sobre sua atual condição de solteiro. Talvez até considere ter falhado miseravelmente se você não puder nem mesmo ter esse aspecto de sua vida resolvido.

Ser casado é ótimo. Mas o casamento nunca foi feito para ser contado como sucesso ou fracasso. Solteiros ou casados, todos somos chamados a correr a corrida para receber a coroa da vida de Jesus. Se existe alguma medida de verdadeiro sucesso, é correr esta corrida com perseverança para que possamos alcançar o que Cristo tem reservado para nós.

Então, se você está se sentindo desencorajado ou desanimado sobre onde você está na vida, saiba que Deus lhe dará o que você precisa para correr bem sua corrida e viver uma vida que O glorificará!

Quando pensamos sobre solteirice e estar solteiro, nos imaginamos envelhecendo e solitários, sem ninguém para companhia. Muitas vezes, é exatamente esse medo que mantém a maioria dos solteiros acordados à noite enquanto eles passam o dedo no aplicativo de namoro na esperança de encontrar a pessoa “certa”.

Mas não há necessidade de ter medo de envelhecer e ficar sozinho porque Deus prometeu que Ele cuidará de nós, “mesmo em sua velhice e cabelos grisalhos, eu sou Ele, eu sou Aquele que te sustentará. Eu te fiz e te levarei; Eu te sustentarei e te salvarei” (Isaías 46:4) e essa é uma promessa que podemos confiar.

Originalmente publicado no @ymi_today, que faz parte de Ministérios Pão Diário, em inglês. Traduzido e republicado com permissão.