Onde estás na minha aflição?

Quem nunca olhou para o céu, respirou fundo e perguntou: Senhor “onde estás” no meio de todos esses problemas? Muitas vezes fazemos esta pergunta quando tudo parece estar desabando ao nosso redor: “Onde está o Deus que todo mundo diz ser tão
bom e misericordioso? Ou Ele não existe, ou não se importa comigo, ou de fato Ele não é tão bom quanto dizem”. Tendemos muito a pensar dessa forma, mas será isso mesmo verdade? Será que se Deus existe, Ele é egoísta e só pensa em si mesmo? A Bíblia não afirma isso, então vejamos o que a Palavra do Senhor revela sobre isso.

Falando sobre o assunto

1. De acordo com a Bíblia, podemos afirmar algumas coisas a respeito das nossas aflições: passamos por elas, mas podemos encontrar descanso e esperança (JOÃO 16:33). Jesus fala para nos achegarmos a Ele, e então, encontraremos descanso quando estivermos aflitos (MATEUS 11:28).

Quantas vezes clamamos e não achamos resposta, como em Habacuque 1:2-3. A resposta para isso está em Salmo 121:1-2, quando diz que o socorro vem do Senhor, que também é nosso Salvador a quem podemos chamar de Pai. Ele se importa com nossas feridas, quando tropeçamos e caímos. Deus é quem nos levanta e cura todas as dores.

2. Muitas vezes sentimos medo das consequências das aflições ou se algum dia nos livraremos delas, mas a Palavra diz que o verdadeiro amor lança fora todo o medo (1 JOÃO 4:18). Podemos ter paz, porque o Espírito de Deus está conosco (AGEU 2:4-5).

3. Quando estamos com Cristo e tememos a Sua autoridade, reconhecendo a majestade dele sobre a nossa vida, usufruímos da proteção dele mesmo em tempos de escassez (SALMO 33:18-22). Na presença do Senhor aprendemos que toda e qualquer circunstância não anula o contentamento do que Ele já derramou sobre a nossa vida e conseguimos passar por qualquer situação sabendo que Senhor é o refúgio (FILIPENSES 4:11-13).

As Escrituras também nos dizem para estar alegres nas tribulações, humanamente isso pode não fazer sentido algum, mas elas produzem em nós perseverança e dependência de Deus. Elas também nos levam a níveis mais altos de maturidade e integridade a fim de mortificar a nossa carne, e a nos submetermos a direção do Espírito Santo (TIAGO 1:2-4; GÁLATAS 5:16-17,25).

4. Quando entendemos que tudo o que fazemos é para glorificar e exaltar o nome de Deus, além da recompensa por tudo o que fazemos não ser por algo transitório, mas sim eterno, então qualquer situação que passarmos aqui se tornará leve em relação a glória que experimentaremos (2 CORÍNTIOS 4:16-18).

Onde encontrar na Bíblia?

MATEUS 11:28
Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.

HABACUQUE 1:2-3
Até quando, SENHOR, terei de pedir socorro? Tu, porém, não ouves. Clamo: “Há violência por toda parte!”, mas tu não vens salvar. Terei de ver estas maldades para sempre? Por que preciso assistir a tanta opressão? Para qualquer lugar que olho, vejo destruição e violência. Estou cercado de pessoas que discutem e brigam o tempo todo.

AGEU 2:4-5
Mas assim diz o SENHOR: “Seja forte, Zorobabel! Seja forte, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque! Sejam fortes, todos vocês que restam na terra! Mãos à obra, pois eu estou com vocês, diz o Senhor dos Exércitos. Meu Espírito habita em seu meio, como prometi quando vocês saíram do Egito. Portanto, não tenham medo”.

Questões para debate

1. Quando passa por alguma aflição, você clama a Deus ou o questiona? Por quê?
2. Quando passa por provações, você reclama ou agradece a Cristo? Justifique.
3. Você está disposto a passar por situações desagradáveis por Aquele que se entregou por você? De que maneira?

Oração

Senhor Deus, obrigado por ter entregado Teu filho Jesus naquela cruz para me salvar. Graças ao Teu grande amor, hoje podemos encontrar refúgio mesmo em meio às aflições e tribulações da vida. Sabemos que em ti encontramos a resposta e a direção para tudo e avançaremos em maturidade para glorificar o Senhor com nossa vida. Muito obrigado! Em nome de Jesus. Amém!

William Henriques
Engenharia Mecânica — Jesus na UFPR