O Semeador

Um almanaque é uma publicação agrícola baseada no calendário e nas estações de semeadura. Contém fatos sobre o universo ordenado e a sabedoria coletiva de gerações de agricultores para ajudar outros a serem tão produtivos quanto possível.

Se você pegar o almanaque de qualquer agricultor, notará duas características. Primeiro, o entendimento preciso do universo ordenado é impressionante. Para qualquer dia do ano, o almanaque pode dizer a você exatamente a que horas o sol irá nascer e se pôr. Pode esboçar a posição das estrelas no céu. Pode falar sobre a condição das marés ou da lua em seu ciclo. O almanaque também contém conselhos para a estação na forma de respostas a perguntas reais.

No inverno, o que um agricultor deve fazer para preparar o solo para a semeadura e quando? Na primavera, quando um agricultor deve semear? O que um agricultor deve fazer para cultivar e regar a colheita com base na projeção de chuvas de verão para a região? Quando o agricultor deve fazer a colheita? O almanaque ajuda a prevenir que um agricultor cometa erros dispendiosos.

Vamos ver como esse conhecimento pode ser aplicado ao Reino de Deus?

O inverno é um tempo de preparação: tanto o semeador como o solo devem ser preparados antes de se colocar as sementes. Nesta estação, lançaremos um novo olhar sobre o papel do semeador, veremos como encher sacos de sementes e o que fazer para preparar o solo. Na linguagem de levantamento de recursos, o trabalho de inverno do líder é entender o papel de um mordomo cultivador, em vez de um mero captador de fundos.

A primavera é a estação para semear princípios bíblicos. Semear semente espiritual requer habilidade; também requer fé de que Deus fará a vida desabrochar. Os semeadores enfrentam obstáculos que atrapalham o crescimento de mordomos e precisam entender essas armadilhas para terem um plantio produtivo.

O verão é a estação para o crescimento espiritual. Orientações específicas nesta seção ajudam a entender onde as pessoas estão na jornada da mordomia, para que você possa nutrir o crescimento delas. O trabalho espiritual não apenas requer atenção específica ao que está ocorrendo nos campos, mas também exige uma comunidade de obreiros. Um semeador pode lançar incontáveis sementes em vários campos, mas nutrir as muitas almas requer assistência. Esta seção apresenta ideias práticas para reunir obreiros para atuar com você no ministério de incentivar a generosidade cristã.

O outono é o tempo da colheita. Para esta estação oferecemos ideias para colher de maneira a tornar a colheita mais frutífera, incluindo o tamanho da colheita, tendências da colheita e comemoração com ação de graças. Um almanaque dirá a você que nem todas as colheitas estão diretamente ligadas ao trabalho e aos cuidados dos semeadores; algumas vezes prevalecem as estações de abundância ou as colheitas fracassam. O foco estará em como os semeadores podem maximizar a abundância nos campos onde Deus os colocou, independentemente das circunstâncias. Em termos práticos de ministério, esta seção demonstra que você colhe o que planta. Se você semear princípios de mordomia bíblica na vida das pessoas, elas se tornarão mais generosas.

Adaptando o formato do almanaque ao ministério de captar recursos para o Reino, o semeador – ou agricultor – é o cristão que está lendo este livro e as sementes são os princípios bíblicos de mordomia encontrados na Palavra de Deus. Deus, é claro, é Aquele que faz a semente crescer, é Aquele que trabalha no coração dos doadores para ajudá-los a se tornarem mais generosos. Os campos são as vidas que tocamos; e o conselho para as estações é a sabedoria coletiva dos semeadores do passado, que entendem como levantar efetivamente os recursos para o Reino.

O Semeador

Artigo retirado de trechos do livro

O Semeador

Artigo retirado de trechos do livro