O reino de Deus

O objetivo deste texto é analisar e refletir sobre o Reino de Deus baseado em toda a história narrada na Bíblia até a vinda de Jesus.

Falando sobre o assunto

A razão de estudar o Reino de Deus à luz de toda a narrativa bíblica é perceber que o Senhor fez uma aliança com Seu povo (GÊNESIS 17:2). Essa aliança continha uma promessa (ÊXODO 19:4-5); além de um motivo (ISAÍAS 43:21). Com isso, sabemos que Deus sempre se revelou à humanidade com o propósito de ter um relacionamento com as pessoas, uma aliança.

Interessante ainda notar que Deus sempre agiu de maneira sobrenatural ao longo da história. Como o exemplo de Sara e Rebeca, duas mulheres estéreis que foram abençoadas por Deus e geraram dois homens relevantes à história. Notável também foi maneira inusitada pela qual Moisés se tornou o libertador do povo escolhido de Deus e, mais, a maneira usada pelo Senhor a fim de guiá-los à Terra Prometida: uma coluna de fogo durante a noite e uma nuvem durante o dia.

Percorrer todo esse caminho na história leva-nos a compreensão do relacionamento de Deus com o Seu povo escolhido. Relacionamento em forma de aliança que também envolve um compromisso por parte do povo e uma promessa por parte do Senhor: o povo deveria obedecer aos mandamentos do Senhor e ouvir Sua voz para se tornarem sacerdotes de um Reino santo. O objetivo de Deus com essa aliança era cumprir neles o propósito para o qual os havia chamado: proclamar a glória do Pai aos demais povos (JEREMIAS 33:9; ISAÍAS 43:21).

Portanto, devemos refletir sobre Jesus enquanto Mediador de uma nova aliança entre Deus e as pessoas de todas as nações da Terra.

Onde encontrar na Bíblia?

MATEUS 4:17

A partir de então, Jesus começou a anunciar sua mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”.

LUCAS 17:20-21

Certo dia, os fariseus perguntaram a Jesus: “Quando virá o reino de Deus?”. Jesus respondeu: “O reino de Deus não é detectado por sinais visíveis. Não se poderá dizer: ‘Está aqui!’ ou ‘Está ali!’”, pois o reino de Deus já está entre vocês.

Questões para debate

1. Você consegue compreender Jesus como o renovo da promessa de Deus descrito em Jeremias 33:14-18?

2. Qual a relação entre a aliança de Deus com Israel no Antigo Testamento e a nova aliança revelada em Jesus no Novo Testamento?

3. Como você se vê e sente sabendo que Jesus é uma promessa que está, agora, sendo cumprida em você?

Oração

Deus, tu és majestoso e esplendoroso, cheio de glória e excelência. Não posso compreender todos os Teus desígnios e caminhos, mas estou me esforçando para compreender aquilo que está ao meu alcance para, então, cumprir a Tua vontade. Ajuda-me nesse processo. Tudo o que quero fazer agora é te agradecer por tanta bondade em te revelares a mim e aos meus irmãos, além de nos escolher como participantes do Teu Reino. Agradeço-te também por Jesus, que é renovo, alegria e paz. Obrigada por me agraciar com a justificação e permitir minha santificação, Senhor. Obrigada por me escolheres como sacerdote do Teu Reino de justiça. Usa-me como instrumento de propagação do Teu evangelho de amor e graça as demais nações e povos.

Bruna Willemann
Direito UFPR — Direito com Deus