Viver com a realidade do COVID-19 tem gerado várias consequências. Desde evitar abraços e apertos de mão até, para alguns, ter que lidar com a possibilidade de, engraçadamente,não ter mais papel higiênico para usar. A pandemia reacendeu a nossa vontade de sobreviver.

Para alguns, ter um ente querido levado pela doença muda a vida para sempre. O ritmo com que o vírus se espalha significa que temos pouco tempo para realmente compreender e orar a respeito da agonia das dezenas de milhares de afetados da China aos EUA. Ainda mais quando vamos para a cama saturados com as últimas estatísticas e acordamos com o crescente medo do desconhecido.

Mesmo assim, como cristãos, somos chamados para andar debaixo da proteção da verdade e não entrar na dança desesperadora da realidade. Essa pausa na rotina de nossa vidas não significa que devemos nos desesperar, mas é uma oportunidade para lembrar e nos apegarmos à Palavra de Deus conforme oramos com mais urgência.

Conforme todos nós sofremos em maior ou menor grau, vamos nos lembrar da esperança que temos em Deus, nosso Refúgio, e olhar para o Salmo 121 que nos convida a contemplar Deus como Ele é.

Ele é Todo Poderoso

O salmista começa perguntando, “Olho para os montes e pergunto:“De onde me virá socorro?” (Salmo 121:1). Suas próximas palavras declaram confiança nEle, “Meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra!” (v.2).

Só podemos elevar nossos olhos se eles estiverem abertos. Isso significa que como povo de Deus, somos chamados para nos guardarmos da sonolência espiritual e festejar a magnificência do nosso Criador.

Como muitos outros, sou culpado do cuidado demasiado com as coisas dessa vida que acaba por me roubar a alegria do conselho do meu Criador. Conforme essa pandemia ia se desenrolando, eu pulava de uma fonte de notícia para outra gastando um tempo precioso que poderia ter gasto em louvor e oração.

Conforme os voos foram cancelados e as fronteiras fechadas, me preocupei juntamente com meu marido com a possibilidade de nunca mais poder ver nossos pais já idosos novamente, pois eles vivem longe de nós. Conforme as prateleiras dos mercados iam ficando vazias, comecei a questionar se não estaria sendo imprudente por não fazer um estoque próprio. Lutar contra essa atitude significa racionar a quantidade de tempo gasto com notícias e acabar com a preocupação ajoelhando-se sobre a verdade.

O Senhor é, sem dúvida, a fonte de toda a ajuda. E Sua ajuda vem – não veio e foi embora, nos deixando de repente. A ajuda do nosso Pai é sempre presente nos pequenos e grandes desafios. Ele não somente nos inspira a sermos criativos com a despensa vazia, mas também pode fazer crescer em nós uma profunda intimidade com Ele e outros através do isolamento que estamos vivendo.

A pergunta é, onde estamos procurando as nossas respostas?

Ele nos sustenta

É tão revigorante saber que o nosso Deus não vai permitir que o nossos pés tropecem e vai nos manter debaixo da Sua sombra (Salmos 121:3-6). Isso não é a garantia de saúde ou prosperidade financeira. Essa é uma promessa de que o Espírito Santo guardaria nossos passos na medida que nos permitimos ser guardados por Ele.

Isso significa que já podemos ter paz ao invés de pânico — que podemos claramente vislumbrar bênçãos e desenvolver gratidão pelo privilégio de nos reunirmos como corpo de toda e qualquer maneira. Também quer dizer que acordamos cada dia sabendo que o Deus de todo poder e majestade, que era, é e há de ser, deseja trabalhar através de nós conforme oramos fielmente em favor dos corpos infectados e corações endurecidos.

Somos filhos de um Pai dinâmico e incansável, que investiu no desenvolvimento de nossa fé e Seu Reino. O confinamento físico não frustra os Seus planos. O distanciamento social enquanto lutamos contra este vírus em um mundo com cobertura 4G nos trouxe oportunidades para trazer Cristo para cada conversa. Agora é a hora de construir e consertar pontes com aqueles que estiveram às margens do nosso círculo social.

A questão é: estamos caminhando debaixo da sombra dele?

Ele é redentor

O salmista declara triunfantemente no final do salmo: “O SENHOR o guarda de todo mal
e protege sua vida. O SENHOR o guarda em tudo que você faz, agora e para sempre.” (vv 7-8).

Essa é a razão para cantarmos e nos alegrarmos diariamente, mais ainda durante este período de desafios. Podemos não saber muito sobre o vírus. Mas sabemos que não é um mal maior do que já foi conquistado — o pecado que facilmente nos envolve. Isso é um alívio para os fiéis em Cristo.

Se o vírus afetar o meu corpo, descanso sabendo que é tudo que posso fazer. Não posso me julgar ou condenar. Nem doença nem tampouco a morte estão em vantagem em relação aos que foram libertos por Cristo, pois não somos mais prisioneiros das circunstâncias, desafios, pensamentos ou aflições. O sangue de Cristo que age em nós nos preservará. Ele trocará confusão por confiança, reprovará o amor ao mundo com Sua sabedoria, e reformará nossos corações em santidade. Essa restauração está em andamento até que nosso Pai nos chame para casa.

A questão é: você crê?

Não há dúvida de que fomos chamados para tempos como esse. Que você escolha não sucumbir ao COVID-19, mas ficar firme nas promessas do Senhor, as quais nenhum vírus ou mal podem tocar.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais