O que é ser cristão?

O que significa ser a noiva de Cristo? O que isso representa na prática? A noiva de Cristo é uma comunidade de pessoas que creem nele e o seguem verdadeiramente. Esta semana falaremos sobre o que é pertencer à Fé Cristã. O que o Cristianismo representa e o que queremos dizer quando nos intitulamos cristãos.

Falando sobre o assunto

Quem é a noiva de Cristo? A resposta vem rápido para nós: a Igreja! Nós somos a noiva de Cristo e como tal, devemos seguir os mandamentos e deveres que hoje chamamos de Cristianismo.

Mas o que significa seguir o Cristianismo?

Muitas vezes, nos dias de hoje, a resposta à pergunta parece ser incerta ou até mesmo tema de discussão. Para alguns, ser cristão é defender os valores tradicionais, ir a uma igreja e falar com um certo linguajar que você não sabe direito o que significa, mas soa bonito. No entanto, pela definição bíblica, ser cristão é algo muito diferente.

Na prática, precisamos entender que há dois aspectos envolvidos nessa questão. Há o aspecto individual, do ponto de vista do relacionamento pessoal com Deus; e outro coletivo, que envolve o relacionamento com outros, pertencer a mesma fé e pra car determinadas ações.

O cristão individual

Individualmente, o Cristianismo é mais sobre ser do que fazer. Afinal, a palavra Cristianismo não está na Bíblia. Os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia, mas não como pertencentes a uma religião ou a pessoas que seguem um conjunto de regras. Eles foram chamados assim porque simplesmente eram homens que agiam como Cristo, seguiam o Seu exemplo: o que Ele havia feito e sido enquanto esteve na Terra.

Portanto, ser cristão no aspecto pessoal é ser imitador de Cristo, visto que a própria palavra significa “pequeno Cristo”.

Como, então, imitar Cristo? Se você perguntar para as pessoas “quem é Jesus?”, a resposta mais comum será “o Filho de Deus”. Esse é o caminho, tentar viver o mesmo relacionamento com Deus que Cristo tinha e, a partir disso, parecer-se mais com Ele. Isso será abordado de maneira mais profunda a seguir.

O cristão coletivo

No aspecto coletivo, ser cristão con nua sendo imitar a Jesus. Afinal, a segunda resposta mais comum à pergunta “Quem é Jesus” é: “Aquele que morreu por mim e por você”.

Cristo entregou a vida dele por amor às pessoas, e nós somos chamados a fazer o mesmo. Professar a fé em Cristo é amar o próximo e entregar-se por ele. Isso é o que deve ditar toda prática na vida da Igreja.

Nos dias de hoje, ser alguém religioso costuma parecer ruim. Porém, no sen do bíblico, como visto em Tiago 1:27, a religião pura e verdadeira é cuidar daqueles que não conseguem por si mesmos. Ou seja, amar o próximo e abster-se da corrupção deste mundo.

Frequentemente focamos em hierarquias, estruturas e dogmas, mas esquecemos de amar. Não é que essas coisas não sejam essenciais, mas o amor ao outro deve estar presente em tudo isso.

Então, resumindo, devemos imitar Jesus em nossa devoção pessoal e no amar ao próximo. Isso lhe soa familiar? É assim que o próprio Jesus resume toda a Lei:

“Mestre, qual é o mandamento mais importante da lei de Moisés?”. Jesus respondeu: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente”. Este é o primeiro e o maior mandamento. O segundo é igualmente importante: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Toda a lei e todas as exigências dos profetas se baseiam nesses dois mandamentos. —MATEUS 22:36-40

Onde encontrar na Bíblia?

TIAGO 1:27

A religião pura e verdadeira
aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

APOCALIPSE 19:7-9

“Alegremo-nos, exultemos e a ele demos glória, pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e sua noiva já se preparou. Ela recebeu um vestido do linho mais fino, puro e branco”. Porque o linho no representa os atos justos do povo santo. E o anjo me disse: “Escreva isto: Felizes os que são convidados para o banquete de casamento do Cordeiro”. E acrescentou: “Essas são as palavras verdadeiras de Deus”.

Questões para debate

  1. O que representa ser cristão?

  2. Temos imitado a Cristo? De que maneira?

  3. Temos amado o próximo? Justifique.

Oração

Jesus, ensina-me a ser como és. Obrigado, porque, graças ao Senhor que me amou primeiro, eu posso amar. Sei que não sou perfeito, mas também sei que por meio de quem sou, pessoas podem ser impactadas pela Tua Palavra e presença em mim. Que eu seja um verdadeiro cristão.

Filippe de Castro

Engenharia Química — Jesus na UFPR