Dia da Bíblia - O que é a Palavra de Deus?

O que é a Bíblia para você?

Algumas pessoas veem a Palavra de Deus apenas como outro livro empoeirado de história antiga. A Bíblia, no entanto, é realmente viva, ainda falando com cada geração que a abre e lê. É o único livro cuja mensagem, o evangelho de Jesus Cristo, é capaz de trazer as pessoas da morte espiritual para a vida.

Ao estudar as suas páginas, você encontrará Jesus, aprenderá as palavras de vida e ouvirá o chamado de Deus para abandonar o seu pecado e viver para Ele. Pois a Palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito e até o íntimo das pessoas.

Vamos ver alguns fatos sobre este livro tão essencial?

Deus escreveu a Bíblia por intermédio das pessoas O apóstolo Paulo disse a Timóteo que “toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus”. Isso significa que o Senhor inspirou os escritores dos livros da Bíblia para registrar as Suas palavras. Paulo disse aos coríntios que o Espírito de Deus lhe deu as palavras que ele usou para ensiná-los a verdade divina.

Quando você usa uma caneta para escrever uma carta ou um recado, a caneta coloca a tinta na página, e a tinta forma as palavras. Quando a carta está completa, você pode dizer que a caneta foi o instrumento para escrever a carta. No entanto, se a sua mão não movesse a caneta, ela não poderia escrever nada. Da mesma forma, os escritores da Bíblia — com sua própria personalidade e língua — foram como canetas na mão de Deus. Ele os inspirou a se lembrar do que viram e a escrever o que o Senhor queria que escrevessem. Então, embora a Bíblia tenha sido escrita por pessoas, Deus foi o autor por trás disso.

Mentir é dizer algo que não é verdadeiro. As pessoas contam mentiras para se livrar dos problemas, como dizer à sua mãe que você comeu o brócolis quando, na realidade, você deu para o cachorro. As pessoas também contam mentiras para enganar os outros, como dizer que você pegou um peixe enorme quando, na verdade, era bem pequeno.

A Bíblia nos diz que Deus é bem diferente de nós, pois Ele nunca pode mentir. Um dos nomes que Jesus deu a si mesmo foi Verdade. Quando Deus nos deu a Sua Palavra, Ele nos deu a Sua verdade. Ele se certificou de que os homens que a escrevessem, inspirados pelo Espírito Santo, não cometessem nenhum erro e apenas contassem a verdade. É por isso que podemos confiar na Bíblia para direcionar a nossa vida.

Tudo o que Deus diz é verdade. Ele é como um escudo para todos os que procuram a sua proteção. PROVÉRBIOS 30:5

É claro que Deus já sabe tudo a nosso respeito. Mas tudo o que precisamos saber sobre Deus encontramos lendo Sua Palavra. Além disso, o Espírito Santo usa as palavras da Bíblia para falar conosco. Ele nos mostra o quanto precisamos de Jesus. Ele nos conforta quando estamos tristes. Ele nos lembra que, por causa da morte de Jesus, podemos ser perdoados dos nossos pecados e nos tornamos filhos amados de Deus. O Espírito Santo usa a Bíblia para nos ensinar a como viver para Deus.

Deus fala conosco por meio da Sua Palavra e, quando oramos, podemos falar com Ele assim como conversamos com um amigo. O Senhor promete que sempre nos ouve. Podemos dizer a Ele o quanto o amamos e pedir a Sua ajuda. Podemos pedir a Deus que ajude outras pessoas também. Quando Jesus viveu na Terra, seus amigos o viram orando com frequência, e Jesus Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. 1 JOÃO 5:14

Quando um jovem cervo ou outro animal fica órfão e é resgatado da floresta, uma das primeiras coisas que um veterinário fará será dar a ele algo para comer. Mas, se o cervo estiver com medo, ele pode não querer se alimentar. Nesse caso, o veterinário talvez precise forçá-lo a comer, pois sem comida, o animal não tem como sobreviver. 

Deus nos criou para sentir fome quando deixamos de fazer uma ou duas refeições, pois, como os animais, as pessoas precisam de alimento para viver e crescer. Contudo, diferentemente dos animais, o homem também necessita de alimento espiritual. Precisamos ler a Palavra de Deus para que possamos continuar a aprender sobre o Senhor e mais sobre como viver para  Ele.

Os poços das minas de diamantes podem ter mais de 1,5 km de profundidade. Não é preciso muita profundidade antes que fique completamente escuro. É por isso que os mineiros trabalham usando capacetes com lanternas. No escuro, os diamantes são como qualquer outra rocha, mas a lanterna ajuda os mineiros a encontrar o cristal de diamante.

De igual forma, o Espírito Santo ilumina (ajuda a entender) a Palavra de Deus para que possamos ver o tesouro de verdade que ela contém. Sem o Espírito Santo, as pessoas são como mineiros tateando no escuro. Elas podem ler as palavras de Jesus: “Venham a mim,

todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28), mas não perceber que a Bíblia está falando com elas pessoalmente. É o Espírito Santo que nos ajuda a ver e entender o convite de Jesus.

Abre os meus olhos para que eu possa ver as verdades maravilhosas da tua lei. SALMO 119:18

É comum pensar que os pinheiros pinus longaeva, com seus galhos desfolhados e cheios de nós, estejam mortos, embora muitos deles tenham mais de 4000 anos e ainda estejam crescendo! Um dos mais antigos pinus longaeva conhecidos recebeu o apelido de Matusalém, o homem da Bíblia que viveu 969 anos. A árvore Matusalém tem mais de 4750 anos!

Algumas pessoas veem a Palavra de Deus apenas como outro livro empoeirado de história antiga. A Bíblia, no entanto, é realmente viva, ainda falando com cada geração que a abre e lê. É o único livro cuja mensagem, o evangelho de Jesus Cristo, é capaz de trazer as pessoas da morte espiritual para a vida. Muito embora os céus e a Terra como os conhecemos passarão um dia, a Palavra de Deus jamais passará. A Palavra de Deus é eterna e durará para sempre. Então, abra a Bíblia e a leia.

O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre. MATEUS 24:35

Teologia

Artigo retirado de trechos do livro

Teologia

Artigo retirado de trechos do livro