Deus usa as Escrituras para mudar a vida das pessoas. O próximo passo para compartilhar sua fé sem discussão é baseado em dois princípios. A primeira é de Romanos 10:17, “A fé vem pelo ouvir”. E o segundo princípio é encontrado em Lucas 10:26, que parafraseio: “O que isso diz a você?” O Espírito Santo fará o convencimento e o convencer. Você só vai ficar parado e assistir Deus fazer algo.

Quando estou compartilhando, pego minha Bíblia e a coloco na frente da outra pessoa, aponto para alguns versículos selecionados e peço que leia em voz alta. Então eu pergunto: “O que este versículo diz para você?” Quando você faz dessa maneira, ele não pode dizer: “Essa é apenas a sua interpretação”. Ele vai ler e dizer-lhe o que entendeu. Então ele não será capaz de dizer que você o manipulou. Quando você fizer isso, a outra pessoa estará falando, o Espírito Santo estará convencendo, e ninguém pode começar uma discussão com você sobre a interpretação. Depois de fazer as cinco perguntas da lição passada, peça à pessoa que leia e se envolva com os três versículos a seguir.

Primeiro, peça à pessoa que leia Romanos 3:23 – “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

Depois que a pessoa ler este versículo e lhe disser o que entendeu, se você sentir que a pessoa precisa de mais esclarecimentos, simplesmente diga: “Você já cometeu assassinato?” A pessoa provavelmente dirá: “Não, nunca!”. Você então diz: “Bem, você já odiou alguém ou ficou com raiva?” Ele provavelmente se sentirá um pouco na defensiva e dirá: “Sim. Você não?” Você diz: “Claro que sim!”. E então você poderia dizer: “Você sabia que Deus diz que raiva é o mesmo que assassinato?” Nesse ponto você geralmente fica em silêncio, porque de repente ele percebe que, pelos santos padrões de Deus, ele é pecador.

Segundo, peça à pessoa que leia Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Em seguida, pergunte: “O que esse versículo diz?” Este versículo pode devastar a religião de uma pessoa e seu sentimento de que está bem. Em Romanos 6:23, sublinhe a palavra “pecado” e a frase “em Cristo Jesus”. Depois que a pessoa lhe disser o que o versículo diz a ela, você pode simplesmente dizer: “Você notou que a palavra ‘pecado’ está sublinhada?” Então diga: “A palavra pecado me lembra que não há “s” no final da palavra. Deus diz que por um único pecado, a morte é o resultado.” Em seguida, diga: “Você também notou que as palavras ‘em Cristo Jesus’ também estão sublinhadas?” Isso me lembra que devo estar em um relacionamento com Jesus Cristo, não em uma religião. Naquele momento, seu batismo, sua confirmação, sua membresia na igreja, ou quaisquer outras ações religiosas em que ele confiava, simplesmente saíram pela janela. Com este versículo, você educadamente mostrou a essa pessoa que ela não tem esperança além de Jesus, e você fez isso muito bem.

Terceiro, peça à pessoa que leia Romanos 10:9-11 – “Se você confessar com sua boca: “Jesus é o Senhor”, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Pois é com o coração que você crê e é justificado, e é com a boca que você confessa e é salvo”.

Como as Escrituras dizem: “Quem nele confia nunca será envergonhado.” Uma das coisas mais difíceis para as pessoas acreditarem é que elas podem ser perdoadas. Depois de pedir à pessoa que leia e diga o que este versículo significa, pergunte se a promessa de “crer e ser salvo” inclui assassinos, alcoólatras, viciados em drogas, etc. Então pergunte: “Isso inclui você?”

Quarto, peça à pessoa que leia Apocalipse 3:20 – “Estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”.

Como você fez com os outros versículos, peça à pessoa que leia este versículo em voz alta. Em seguida, pergunte: “O que isso diz para você?” Ela dirá que quando abrirmos a porta de nossas vidas para Jesus, Ele entrará. Com este versículo você quer que a pessoa perceba que Jesus está ansioso para entrar em nossas vidas. O Senhor deseja que tenhamos um relacionamento correto com Ele. Agora você está pronto para passar para a etapa final.

Reflita:

Onde você mora e trabalha, é difícil falar sobre coisas espirituais com os outros? Quais são essas dificuldades? Por quê?

Quais são os dois princípios de compartilhar sua fé sem um argumento apresentado nesta lição?

Deus usa as Escrituras para mudar a vida das pessoas. Como essa verdade é trabalhada no método de compartilhar a fé encontrado nesta lição? Qual é o papel do Espírito Santo nesse processo?

Qual é a relação entre crer com nossas mentes, aceitar a mensagem em nossos corações e compartilhar com nossas bocas a mensagem de Cristo?