Refletir sobre o futuro pode ser um tanto assustador, mas hoje quero o encorajar a

pensar no dia de amanhã de outra forma.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

FILIPENSES 1:6

Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar.

ISAÍAS 46:10

Só eu posso lhes anunciar, desde já, o que acontecerá no futuro. Todos os meus planos

se cumprirão, pois faço tudo que desejo.

SALMO 31:15

Meu futuro está em tuas mãos…

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

No evangelho de Lucas, há um relato ordenado dos feitos de Jesus. Um dos primeiros

registros que encontramos ali é o de Jesus entrando na casa de Simão Pedro, e estando a sogra dele enferma, o Senhor a curou (4:38-39). Em seguida, Lucas relata que havia dois barcos com pescadores que, após uma noite inteira de árduo trabalho, nada pescaram. Eles estavam exaustos e frustrados, e dentre os dois barcos, Jesus escolheu o de Simão. O Senhor entrou na casa e no barco de Pedro, pois contemplava o futuro de Pedro. Jesus foi até onde Pedro habitava e trabalhava porque queria levá-lo ao seu destino.

Aquele era um dia de fracasso, apenas mais um dia entre tantos. Provavelmente a visão de Pedro sobre si mesmo para todos os seus anos seguintes o levava sempre ao mesmo lugar: ele certamente acreditava que passaria a vida inteira como um simples pescador! Porém, quando Jesus olhava para Simão, desde o primeiro momento, Ele não via o Simão pescador, rude, de trato difícil e atitudes impensadas. O Senhor via Pedro em Pentecostes, Ele via a sombra de Pedro curando doentes, Ele via Pedro na casa de Cornélio levando a mensagem da salvação àquela família, Ele via Pedro ressuscitando mortos em Seu nome, Ele via Pedro curando paralíticos! Jesus também viu Pedro negando-o, desistindo de ser quem o Mestre o chamara para ser e voltando ao seu velho ofício. Entretanto Jesus não desiste, pois Ele sabe que precisamos fazer travessias em nosso interior e voltar. Ele nos vê andando e atravessando mares de frustrações, de perdas, de incapacidades, de desistência e muito mais, mas não apenas isso: Ele mesmo se achega a nós para atravessá-los conosco.

Jesus sempre nos vê no lugar que o Pai planejou para nós, não importa onde estejamos hoje! Ele veio nos buscar para nos restaurar e nos levar de volta ao seu bom e perfeito caminho. Jesus já o contempla cruzando a linha de chegada neste exato momento, por isso Ele não desistirá de ir ao seu encontro. Ele o conduzirá ao melhor lugar que você poderá estar!

Pedro jamais poderia imaginar tudo que Ele viveria depois que Jesus entrou em sua casa e no seu barco. E você também não tem como imaginar o que Deus fará em sua vida, pois quando Jesus entra em sua vida, aparentemente comum, abre espaço para sua verdadeira e inimaginável história.

O Deus que escolheu Pedro, também escolheu você para uma vida infinitamente além dos seus maiores sonhos. Paulo afirma: “Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar” (EFÉSIOS 3:20). Tudo é para a glória de nosso Pai, então continue, pois Ele tem o futuro em Suas mãos.

QUESTÕES PARA DEBATE

1. Quando olha para o futuro, para o dia de amanhã, o que você vê? Por quê?

2. O que você imagina que Deus enxerga como seu futuro?

3. Ao considerar o exemplo de Pedro, de que forma ele o encoraja?

ORAÇÃO

Senhor, hoje, independentemente do lugar exato em que me encontro na caminhada cristã, a despeito da estação pela qual estou passando, eu quero ser levada ao lugar certo, quero ser conduzida para onde o Senhor quer que eu esteja. Creio que o dia de amanhã pertence ao Senhor e quero somente ouvir a Tua voz e caminhar na direção que Tu me chamaste

para estar. Entrego a ti, Senhor, o meu caminho e os meus passos. Pai, que a Tua vontade seja feita em mim. Em nome de Jesus. Amém!

Diana Aires

Direito — IMEC