Nota de esclarecimento projeto Pão Diário Segurança Pública

Ministérios Pão Diário é uma entidade cristã, não denominacional, que provê recursos bíblicos para o público cristão. O nosso principal produto é um livro com mensagens inspirativas sob o mesmo nome da nossa organização. O devocional Pão Diário é distribuído há 85 anos, em mais de 60 idiomas, em 150 países, e amplamente utilizado nas diversas áreas de capelania.

A capelania é uma função espiritual de grande importância para os setores da sociedade que, por motivos diversos, participam e atuam em atividades de risco, ou estão sob situação especial como a área hospitalar, prisional, Forças Armadas e Segurança Pública. Em países democráticos ocidentais não se questiona a atuação da capelania nesses setores. Ela faz parte integrante das atividades dirigidas à sociedade, chegando a alcançar muitas outras áreas, tais como a empresarial e a escolar. Existem fartos estudos que garantem a eficácia da capelania no que se refere à  melhoria da qualidade de vida do indivíduo. No Brasil, o Ministério da Saúde aborda a espiritualidade como prática integrativa complementar (Portarias n. 971/2006; 1.600/2006; 849/2017).

No Exército Brasileiro, a capelania tem sido bastante atuante há muito tempo. O Corpo Eclesiástico do Exército Imperial fez-se presente durante a Guerra da Tríplice Aliança/Guerra do Paraguai. Após o estabelecimento da República, retomou suas funções de assistência religiosa às tropas da Força Expedicionária Brasileira, em 1944. Na história da capelania brasileira, até onde nos consta, não há registros de questionamentos sobre a assistência da capelania nas Forças Armadas, mesmo diante do fato de o Brasil ser estado laico.

Cumpre ressaltar que a definição da palavra laico é: “leigo” e “Que vive no, ou é próprio do mundo, do século; secular (por oposição a eclesiástico).” (Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Ed. Positivo, 5 ed., 2010, p. 1231). De modo geral, o estado laico é um estado neutro e leigo, no qual há separação entre a religião e o Estado; um não deve interferir no campo de atuação do outro. Em outras palavras, não significa dizer que o Estado seja ateu, mas sim que não assume qualquer posição religiosa, salvaguardando o direito do cidadão ao culto religioso. A finalidade dessa neutralidade é estabelecer uma sociedade que, mesmo com diversidade de crenças e ideologias, consiga se desenvolver e prosperar, obedecendo a um governo sem posição religiosa definida.

A atuação da atividade da capelania transcende a religião. Nessas ações, a prática da espiritualidade é voltada para o sentido da vida, da integridade, do equilíbrio emocional, da otimização do potencial da pessoa, bem como da ética, moralidade, probidade, responsabilidade e humanidade. Seus objetivos precípuos não são os dogmas religiosos, mas a mobilização da fé em prol do alcance da valorização da cultura organizacional, solidificação dos valores institucionais, humanização do policial, aumento da motivação, melhoria da qualidade de vida, fortalecimento da união familiar, equilíbrio das finanças, diminuição do absenteísmo, melhoria das relações interpessoais, desenvolvimento humano, diminuição dos desvios de condutas e redução das taxas de ideação suicida, dentre outros.

O livro Pão Diário é ferramenta fundamental no trabalho da capelania. Foi escrito por profissionais da Segurança Pública para ser lido por profissionais dessa mesma área. Não é um instrumento “evangelizador” para converter pessoas a uma religião específica. Traz textos inspirativos que auxiliam o leitor nos momentos difíceis da caminhada diária. Ninguém é forçado a ler este livro, nem a aceitá-lo. Porém, é um recurso que disponibilizamos aos que sentirem a necessidade dessa leitura.

A escolha é um direito constitucional da pessoa. Essa foi a base do acordo de cooperação entre Ministérios Pão Diário e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esse acordo não envolve remuneração econômica para o Pão Diário, uma vez que os livros são doados sem custo algum para a União.

Entendemos que o Brasil se encontra em época de eleições. Um tempo em que os ataques viscerais entre os candidatos a cargos eletivos parecem algo normal e esperado. Porém, lamentamos ver como alguns meios de comunicação estão utilizando essa ferramenta de assistência espiritual, que disponibilizamos aos leitores, como instrumento para atacar o atual governo.

Esclarecemos que o livro Pão Diário e a capelania não são ferramentas de um governo específico. São recursos desenhados para ajudar os nossos heróis — os profissionais da Segurança Pública — a enfrentar os desafios diários, como expusemos. 

Ministérios Pão Diário continuará o seu trabalho de assistência espiritual sempre que for solicitado pela sociedade. Nossa esperança é que os brasileiros que respeitam a Constituição e lutam por um país mais seguro, apoiem o trabalho que a nossa organização realiza em prol de uma sociedade mais justa e saudável.

 

 

Curitiba, 31 de Agosto 2022

Saiba mais sobre o projeto Pão Diário Segurança Pública

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais