Conexão Universitária – Meu corpo!

Ao vivermos em sociedade somos diariamente bombardeados com conceitos e situações diferentes, seja sobre política, religião, saúde, entretenimento e muitos outros. Isso se aplica também ao nosso corpo. Imagino que você provavelmente já ouviu a frase: “Meu corpo, minhas regras”. Se interpretada como uma sentença que traz o respeito ao nosso corpo e ao corpo alheio como enfoque principal, realmente é uma abordagem válida e correta. Porém até que ponto o cristão pode olhar seu corpo como somente seu, escolhendo uma vida na qual faz suas regras e decide relativizar tudo, esquecendo que é templo do Espírito Santo?





ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

1 CORÍNTIOS 6:19 NVI

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?



1 PEDRO 1:15

Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou.




FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Temos um corpo que pertence ao Senhor.

Ao nos rendermos ao Senhor, declaramos que nossa vida pertence a Ele. Que felicidade é saber que temos um Deus grandioso e que podemos entregar tudo a Ele por completo! Paulo fala sobre isso ao escrever aos coríntios, pois afirma que somos santuário do Espírito Santo e que Ele habita em nós. Portanto devemos tratar nosso corpo com cuidado e fugir da aparência do pecado.



Somos imagem e semelhança do Senhor

No momento em que o Senhor cria o homem (GÊNESIS 1:26), Ele o faz à Sua imagem e semelhança. Como sabemos, o Senhor possui vários atributos, entre eles a santidade. O apóstolo Pedro, em sua primeira carta, menciona que assim como Deus é santo, nós, como imagem e semelhança dele, devemos caminhar em uma vida de santidade também (1PEDRO 1:15). Isso engloba todas as áreas de nossa vida: trabalho, faculdade, família, igreja e assim por diante. Não podemos restringir a santidade somente à nossa vida ministerial, relativizando princípios bíblicos de acordo com o lugar em que estamos. Devemos ser santos em tudo que fizermos, onde e com quem estivermos.



Não estamos sozinhos nessa

Realmente, caminhar em santidade é um grande desafio. Jesus nunca prometeu que seria fácil, porém nos prometeu que estaria conosco todos os dias, até o fim dos tempos (MATEUS 28:20), e que, além disso, nos enviaria o “Encorajador” (JOÃO 15:26) para nos ajudar em tempos de aflição. Assim, por mais difícil que seja permanecer longe do pecado, podemos sempre contar com o Espírito Santo para nos convencer dos erros e nos lembrar de que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e de que pertencemos totalmente a Ele. Essa é nossa identidade.





QUESTÕES PARA DEBATE

1- Separe este momento para analisar sua vida. Você tem buscado se entregar totalmente ao Senhor e confiar nele de forma plena? Caso não, o que o tem impedido?

 

2- Você está conseguindo viver a santidade em todas as áreas? Qual a sua maior área de maior desafio? Por quê?

 

3-  Você ainda sente culpa quando precisa confessar seus pecados ao Senhor, questiona se foi realmente perdoado ou tem dúvidas quanto a aproximar-se dele novamente? Por que você acha que isso acontece?




ORAÇÃO

Senhor, precisamos da Tua graça em nossa vida. Ajuda-nos a viver caminhando em santidade, pois queremos ser mais parecidos contigo. Tu és o Senhor da nossa vida, e rendemos o nosso corpo novamente a ti, auxilia-nos em nossas aflições e faz-nos lembrar de quem somos em ti. Perdoa-nos por nossos pecados e dá-nos um coração ensinável, disposto a dedicar continuamente nossos dias a ti. Somos Teus! Em nome de Jesus. Amém!

 

Ana Luiza

Engenharia Elétrica — Dunamis Pockets PUCPR