“Mal sabia eu que Deus tinha planos para minha vida”

Carta de Vanderlei:

“Olá! Uma ótima tarde. Espero que, ao receber esta simples e humilde carta, esteja tudo bem com vocês e sua família. Bem, meu nome é Vanderlei e sirvo ao Senhor desde 2009, quando o aceitei dentro do sistema prisional de São José dos Pinhais, no CDP, onde fiquei encarcerado até o ano de 2010.
Antes de ser preso, não me lembro sequer de ter entrado em uma igreja evangélica. Nunca tive interesse pelas coisas de Deus e não compreendia nada sobre a obra da redenção. 

Ao chegar no CDP (hoje é CCSJP), fui colocado na galeria evangélica, onde funcionava a igreja. Não era bem o lugar em que eu queria estar, mas era uma galeria tranquila. Eu cumpriria o resto da minha pena e, depois, iria para a rua e voltaria a cometer crimes.

Mal sabia eu que Deus tinha planos para minha vida e a mudaria completamente. 

Na galeria, eram realizados cultos quase diariamente, e todos participavam; ao todo éramos 36 detentos. Com o passar do tempo, fui vendo minha vida sendo transformada: meus pensamentos já não eram mais de voltar à vida do crime, estava lendo e compreendo a Bíblia, comecei a ter sonhos com Deus, até que um dia eu literalmente ouvi Sua voz. Ele não falou ao meu ouvido, e sim em meu coração; então, decidi me render por completo e aceitei Cristo em minha vida. 

Quando saí em 2010, já estava convencido e decidido a seguir e servir a Jesus por toda a minha vida. Procurei uma igreja séria e fui congregar na Assembleia de Deus Missão, em Pinhais, igreja onde servi ao Senhor por oito anos, até que me Deus me chamou para servi-lo na Comunidade Cristã Portas Abertas (CCPA), igreja na qual congrego atualmente.

Quando saí em 2010, já estava convencido e decidido a seguir e servir a Jesus por toda a minha vida.

Desde que iniciei na fé, tive o prazer e o privilégio de pregar a poderosa Palavra de Deus. Iniciei pregando para alguns detentos e depois me foi concedida a oportunidade de ministrar no pátio para toda a galeria.

Eu me lembro bem da primeira promessa que Deus fez para mim: foi uma vez quando um dos pastores missionários adentrou no presídio para pregar, e, durante o culto, ele olhou em meus olhos, apontou o dedo para mim e disse: “Deus manda dizer que tu és vaso escolhido, e Ele vai fazer contigo como está em Jeremias 18; Ele te quebrará inteiro e de te fará um vaso novo”. Realmente, Deus me mudou por completo lá dentro e me transformou de um vaso de destruição para um vaso de honra. Glória a Deus!

Sempre que recebo convites, vou com prazer pregar a Palavra. Nunca medi esforços para exercer meu ministério, independentemente de onde seja meu chamado. Nunca mais me envolvi com nada ilícito ou errado; filtrei meus amigos e fiz novos que têm os mesmos princípios; me batizei nas águas, casei, e Deus literalmente abriu as portas para mim.

Eu sabia que, a qualquer momento, voltaria novamente para a prisão, pois estava aguardando uma sentença no regime aberto e sabia que iria para o regime fechado. Cometi o crime em 2007, e, no ano de 2020, saiu a sentença que eu aguardava: 97 anos no regime fechado, tendo que tirar 32 para ir para a colônia.
Sabia que seria um desafio retornar onde tudo começou. Mas também seria uma enorme oportunidade para testemunhar sobre Cristo e falar como Deus mudou a minha vida — que outrora era idêntica à deles — e que, independentemente do crime cometido, Jesus tem o poder maravilhoso de remir os pecados e transformar suas vidas.

Tenho visto Deus trabalhar em várias áreas e de diversas maneiras. Minha esposa sempre compartilha testemunhos de pessoas que mandam dinheiro e depositam valores consideráveis para ajudar os custos dela e os meus. São verdadeiros servos enviados por Deus.

Também vejo o agir maravilhoso do Pai aqui dentro: muitos criminosos têm se convertido com a pregação do evangelho e são batizados pelo Espírito Santo, algo grandioso. Fazemos cultos cinco vezes por semana, e é empolgante ver os encarcerados se derramando em lágrimas com a presença grandiosa do Espírito Santo.

Também vejo o agir maravilhoso do Pai aqui dentro: muitos criminosos têm se convertido com a pregação do evangelho e são batizados pelo Espírito Santo, algo grandioso.

Meu tempo no cárcere está no fim, e, em fevereiro de 2024, devo ir para a colônia. Tem sido uma fantástica experiência poder levar a Palavra a almas sedentas. Enquanto estiver aqui, serei um embaixador do Reino.

Gostaria muito de poder contar com sua ajuda para expansão do evangelho. Se vocês puderem colaborar enviando material de estudo, evangelismo e livros cristão, serão de grande valia.

Desde já, agradeço, e que a paz de Cristo repouse em vossas vidas!”

A nossa missão é fazer com que a sabedoria transformadora da Palavra de Deus seja acessível e compreensível a todos, para que pessoas possam conhecer a Jesus, assim como o Vanderlei. Testemunhos como esse são empolgantes encorajamentos para continuarmos com as ações de capelania prisional. Você quer fazer parte disso?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais