Conexão Universitária – Legado

O período que alguém permanece na universidade é um tempo limitado, exceto para os que optam em seguir carreira acadêmica, podendo se estender por mais alguns anos caso se faça uma pós-graduação. Nesse tempo, o ensino, a convivência, o caráter e as experiências marcam mutuamente a vida das pessoas. O legado de alguém mostra o que foi construído durante sua jornada de vida, influenciando de alguma forma o procedimento de pessoas e gerações seguintes. Legado também abrange aquilo que faz as pessoas serem lembradas, o significado que a existência delas trouxe para alguém. Como filhos de Deus, que tipo de legado recebemos e deixamos?

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

1 PEDRO 1:18-19

Pois vocês sabem que o resgate para salvá-los do estilo de vida vazio que herdaram de seus antepassados não foi pago com simples ouro ou prata, que perdem seu valor, mas com o sangue precioso de Cristo, o Cordeiro de Deus, sem pecado nem mancha.

2 CORÍNTIOS 3:3

Sem dúvida, vocês são uma carta de Cristo, que mostra os resultados de nosso trabalho em seu meio, escrita não com pena e tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, e gravada não em tábuas de pedra, mas em corações humanos.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

O legado de gerações anteriores

Pensemos na universidade e curso que ingressamos, na estrutura, conhecimento e preço pago ao longo dos anos para chegar ao acesso que se tem hoje; agora reflitamos sobre as vivências familiares, histórias e sabedoria que carregamos que passaram por gerações até chegarem a nós. Podem ser muito boas ou nem um pouco, não é mesmo? Mas há algo mais profundo ainda: o apóstolo Pedro fala sobre um “estilo de vida vazio” deixada como legado pelos antepassados, e que foi preciso um resgate de preço altíssimo para nos salvar dessa condição que herdamos. Por “um só pecado de Adão”, a vida pecaminosa se tornou o legado de toda humanidade, “mas um só ato de justiça de Cristo removeu a culpa e trouxe vida a todos” (ROMANOS 5:18). Louvado seja o Senhor por Sua graça!

O legado de Jesus em nós

Só é possível sermos chamados filhos de Deus porque o Autor e Consumador da fé, Jesus, nos comprou com Sua vida (APOCALIPSE 5:9). Assim, ao crermos nele, somos transformados para um novo viver, selados pelo Espírito Santo (EFÉSIOS 1:13), santificados pela Palavra de Deus escrita em nosso coração (HEBREUS 10:16) e por Seu amor em nós derramado (ROMANOS 5:5). Jesus não apenas abalou a história, Ele veio com o propósito de fazer convergir nele todas as coisas (EFÉSIOS 1:10). O cenário de pecado, fracasso, maldade e desgraça que seria o legado que carregaríamos e passaríamos adiante foi, por consequência da obra de Cristo, mudado. Jesus fez algo maravilhoso, nos tornou Seu legado para a humanidade! Somos cartas de Cristo escritas pelo “Espírito do Deus vivo […] em corações humanos”.

O nosso legado

O que a Palavra de Deus diz a respeito do que somos em Cristo Jesus revela o grande valor de nossa existência, e isso influenciará diretamente nossas ações, nossas palavras e nossos relacionamentos com as pessoas, nossos objetivos de vida e intenções nas conquistas. Ainda que ser universitário seja temporário, ser filho de Deus torna eternas as marcas de Cristo que deixamos. Se o que fazemos constrói um legado, há mais uma excelente notícia: “Pois somos obra-prima de Deus, criados em Cristo Jesus a fim de realizar as boas obras que ele de antemão planejou para nós” (EFÉSIOS 2:10). Vivendo de acordo com o que já nos foi preparado, poderemos ao fim proclamar: “Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel” (2 TIMÓTEO 4:7).

QUESTÕES PARA DEBATE

1- Que legado você recebeu de seus ascendentes? De que maneira ele tem influenciado sua vida?

2- Você já percebeu em você o legado de Cristo deixado por alguém? Qual?

3- Que legado você quer deixar em sua universidade e para as futuras gerações?

ORAÇÃO

Senhor, agradecemos-te imensamente por nos resgatar de uma vida vazia que recebemos como legado, e nos fazer Tua carta viva. Que Teu nome e glória sejam conhecidos de geração em geração, e por Tua graça uses cada filho Teu para esse propósito dentro das escolas e universidades, e onde estiverem. Oramos para que a chama do Teu amor e Teu rio de vida, cura e salvação sejam evidentes em tudo que fizermos. Em nome de Jesus. Amém!

Tieme Harfouche

Engenharia Florestal — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais