Jesus é a luz da vida

A cada dia que se renova deparamo-nos com a vida. Já nos primeiros minutos da manhã é possível observar muito da comunicação de Deus conosco. Deus é o Criador do Universo e, embora sejam muitos os motivos que nos levaram à criação, refletiremos agora apenas sobre como Deus revela-se a nós sem a necessidade de fazermos algo para que isso aconteça.

Dessa forma, este texto foi elaborado para inspirar nossa mente a se voltar às graciosas maneiras usadas por Deus para revelar a si mesmo a nós. Considerando Deus como alguém infinito e multiforme, iremos nos ater a dois dos atributos de Jesus: vida e luz.

Falando sobre o assunto

Dos versículos lidos, pode-se extrair três detalhes para nossa abordagem inicial: o primeiro é sobre Jesus ser a única luz capaz de nos tirar das trevas; o segundo é a existência de uma relação entre a luz e a vida; o terceiro é uma outra percepção que nos permite compreender a graça, uma vez que Jesus, sendo a própria luz, brilha como Sol, e como consequência nos ilumina e nos traz à vida.

A luz do caminho da vida

Em outras palavras, Jesus é a luz que nos ilumina o caminho para a vida eterna; é dele que vem a salvação; é Ele quem nos possibilita a vida e vida plena (JOÃO 10:10). João nos afirma que Jesus veio para nos trazer vida, Isaías nos adverte a resplandecer essa luz e Paulo nos exorta a fazê-lo (EFÉSIOS 5:8-14).

Somos filhos da luz

Em síntese, somos filhos da Luz e Deus é o nosso Pai. É Ele quem brilha em nossa direção e aquece nosso coração. Foi Ele quem decidiu se revelar a nós.

Ele nos amou primeiro e decidiu nos dar a vida, e vida plena. Como consequência, sabemos que o Senhor é o responsável por nós enquanto criaturas e não o contrário. Tudo o que fazemos é com o amor de filhos que tentam retribuir a Seu pai por todo o zelo e cuidado demonstrados, mas definitivamente Ele é o Pai que nos guia e nos ilumina o caminho. Então, cabe a nós tão somente permanecer na direção por Ele indicada, conscientes de que “são mais desejáveis que o ouro, […] e mais doces que o mel”. Foi exatamente isso que Davi declarou (SALMO 19).

Onde encontrar na Bíblia?

JOÃO 1:4-5,9

Aquele que é a Palavra possuía a vida, e sua vida trouxe luz a todos. A luz brilha na escuridão, e a escuridão nunca conseguiu apagá-la. […] Aquele que é a verdadeira luz, que ilumina a todos, estava chegando ao mundo.

LUCAS 1:78-79

Graças à terna misericórdia de nosso Deus, a luz da manhã, vinda do céu, está prestes a raiar sobre nós, para iluminar aqueles que estão na escuridão e na sombra da morte e nos guiar ao caminho da paz.

Questões para debate

1. De que forma você percebe que, desde a criação, é Deus quem primeiro revela-se a nós?

2. Qual o seu entendimento sobre o fato de que Jesus veio para nos dar vida plena?

3. Você tem experienciado o evangelho leve e cheio de esperança quando vê Jesus como única fonte de luz e vida? Se não, o que tem o impedido?

Oração

Deus, com todo o Teu amor, permita-nos compreender efetivamente que Jesus nos trouxe vida e vida plena. Orienta-nos ainda à maneira pela qual devemos viver de forma abundante aqui na Terra. Lembra-nos, com Tua misericórdia, de contemplar a Tua glória e majestade a cada amanhecer. Que ao olharmos para o Sol, lembremo-nos da graça de Jesus, e quando forem as nuvens o destaque no céu, que reflitamos sobre o Sol esplendoroso a brilhar por detrás delas, ou ainda, quando for a tempestade a nos acordar, que Tua presença se faça perceptível acalmando o nosso ser. Deus, tu és simplesmente um artista que nos surpreende a cada instante. Agradecemos-te por essa novidade de vida constante.

Bruna Willemann
Direito UFPR — Grupo Direito com Deus

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais