Minha esposa gosta muito de tempestades. Quando o relâmpago pisca, o trovão cai, e a chuva bate forte no telhado, o coração de Sara salta de alegria e admiração. No entanto, as tempestades também podem ser aterradoras. Quando as crianças ouvem o estouro de um trovão, elas correm para os seus pais buscando a segurança, e os animais uivam amedrontados. O Salmo 29 é um grandioso convite para adorarmos o poderoso Deus da criação.

Davi começa conclamando os seres celestiais a que “adorem o SENHOR no esplendor de sua santidade” (v.2). Em seguida, ele nos leva consigo à apreciação da individualidade de Deus em Sua maravilhosa criação (vv.3-9). Ao ler esse salmo, tente imaginar o que Davi descreve. Veja os poderosos oceanos, as árvores do Líbano que eram famosas no mundo antigo pelo seu tamanho e força, os montes do Líbano e Siriom (hoje o monte Hermom), a tempestade, o deserto, os animais (o v.9, por vezes, é traduzido como “a voz do SENHOR faz dar cria às corças” (ARA) e as florestas.

Porém, acima de tudo isso, o Salmo 29 é um salmo em louvor à voz de Deus, a qual governa o Seu mundo. Davi descreve o poder da voz de Deus sete vezes (vv.3-9). Desde os sete dias da criação aos ciclos de sete, por todo o livro de Apocalipse, o número sete na bíblia significa a completude ou perfeição. Em outras palavras, todo o poder se encontra na voz de Deus. Os cedros do Líbano são imponentes e majestosos, mas sucumbem à voz de Deus (v.5). A voz do Senhor envia os relâmpagos, sacode e faz tremer os desertos e “arranca as folhas dos bosques” (vv.7-9).

Quando vemos o poder de Deus sobre a criação, a nossa reação natural é sentir medo. No entanto, a conclusão desse salmo é diferente disso. Nós, como povo de Deus, consolamo-nos em reconhecer que o Senhor usa todo o Seu poder para o nosso bem. Ele concede força ao Seu povo e os abençoa com paz (vv.10-11).

O Salmo 29 nos convida a abrir os nossos olhos e a contemplar o poder de Deus ao nosso redor. Olhar para um poderoso rio ou mar. Maravilhar-nos com a tempestade; admirarmos uma montanha imponente e a imensidão de uma floresta. E, a partir dessa contemplação, reconhecer que o mesmo poder que os controla também nos abençoa com paz, “Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7).

Reflita:

  1. Como você e sua equipe se encorajam mutuamente para honrar “o SENHOR por sua glória e força” (Salmo 29:1)?
  2. Em qual momento da sua vida você se sentiu maravilhado pelo poder de Deus na criação?
  3. Como esses momentos o fizeram honrar “o SENHOR pela glória de seu nome” (v.2).
  4. De qual maneira você viu o Senhor dar força e abençoar o Seu povo com paz (v.11), em todas as áreas de sua vida?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais