A cruz de paz

Bíblia em um ano: Juízes 7-8; Lucas 5:1-16;

Um homem chamado Simão, de Cirene […] passava ali […] os soldados o obrigaram a carregar a cruz. v.21

Escritura de hoje: Marcos 15:16-24

Os olhos sombrios se destacam na pintura Simão de Cirene, do artista holandês contemporâneo Egbert Modderman. Os olhos de Simão revelam a imensa carga física e emocional de sua responsabilidade. Em Marcos 15, descobrimos que Simão foi retirado da multidão e forçado a carregar a cruz de Jesus.

Simão era de Cirene, uma grande cidade no norte da África com enorme população de judeus durante o tempo de Jesus. Provavelmente, Simão tinha viajado para Jerusalém para celebrar a Páscoa. Lá ele se viu no meio dessa execução injusta e pôde realizar um pequeno, mas significativo ato de assistência a Jesus (Marcos 15:21).

No início do evangelho de Marcos, Jesus diz aos Seus seguidores: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (8:34). Na estrada para o Gólgota, Simão literalmente fez o que Jesus pediu aos Seus discípulos: ele pegou a cruz que lhe foi dada e a carregou por amor a Jesus.

Nós também temos cruzes para suportar: talvez uma doença, uma atribuição desafiadora do ministério, a perda de um ente querido, ou perseguição por nossa fé. À medida que carregamos esses sofrimentos pela fé, as pessoas ao nosso redor têm a percepção dos sofrimentos de Jesus e Seu sacrifício na cruz. Foi Sua cruz que nos trouxe a paz com Deus e a força para enfrentarmos nossa jornada.

Por:  Lisa Samra

Refletir & Orar

Que cruz lhe pediram para carregar? Como usar sua luta para levar outros para Jesus?
Jesus, obrigado por me ajudares enquanto carrego a minha cruz e te sigo. Encoraja-me quando a jornada for difícil.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais