Quais bens de consumo você comprou além do que necessitava ultimamente? Esta pandemia do COVID-19 nos mostrou que todos nós temos uma tendência a acumular coisas para autopreservação, ou mesmo apenas para uma sensação de segurança.

Mas e se dermos um passo atrás e considerarmos quais são os verdadeiros tesouros que devemos guardar em nossa vida, que nunca serão roubados ou enferrujarão (Mateus 6:19-21)? Como poderemos viver à luz da eternidade e não à luz de nossa pandemia atual?

Estocar rolos de papel higiênico ou qualquer outro material e alimento pode ajudar a acalmar nossos nervos e aliviar nossos temores por um tempo, mas e se nossas ações privarem nosso vizinho – que pode estar realmente precisando?

Jesus encoraja Seus seguidores “Vendam seus bens e deem aos necessitados” (Lucas 12:33). Claramente, acumular para nós mesmos é a última coisa que Jesus tinha em mente.  Em vez disso, Ele quer que coloquemos as necessidades dos outros antes das nossas e que compartilhemos o que temos. 

Além disso, dar aquilo que compramos em excesso ao nosso vizinho não faria mal. Vamos dar aqueles rolos extras de papel higiênico que compramos por impulso, ou algum alimento, frutas e vegetais para aqueles que não têm, e estão em maior necessidade.

É bom estocar suprimentos de alimentos em caso de um confinamento (para aqueles que ainda têm o luxo de poder circular livremente). Mas além de apenas cuidar de nossas dietas, temos cuidado de nossas necessidades espirituais? 

O pão pode satisfazer nossa fome temporariamente. Mas ficaremos com fome de novo. Da mesma forma, precisamos continuar a nos alimentar do Pão da vida, a Palavra de Deus. Vamos saborear sua verdade e apreciá-la diariamente, pois ela nos impede de pecar (Salmo 119:11) e nos ajuda a nos mantermos firmes quando provas como essa pandemia nos atingem (Mateus 7:24-25) – caso estejamos cuidando de colocar essas palavras em prática (Josué 1:8).

Talvez a única coisa boa que saiu dessa situação é que estamos todos muito mais conscientes sobre higiene e limpeza. Se lavar as mãos e passar álcool gel está se tornando um hábito para você, você está no caminho certo!

Mas não paremos na limpeza externa. Cada vez que lavarmos as mãos, vamos nos lembrar da nossa maior necessidade: nos livrarmos da imundície do pecado. Vamos confessar e nos arrepender de nossos pecados diariamente e pedir a Deus que mostre ativamente o fruto do Espírito em nossa vida (Gálatas 5:22,23). O álcool gel só pode matar 99,9% das bactérias, mas Jesus limpa 100% dos nossos pecados.

Embora nossa situação atual exija “distanciamento social” um do outro, como o faremos sem comprometer a comunhão uns com os outros? Hebreus 10:25 nos encoraja a não desistirmos de nos reunir. Ao contrário, devemos estimular uns aos outros (Efésios 4:13). Além disso, a igreja não é um prédio, mas sim uma comunidade de cristãos. 

Agora é a hora de exercitar a criatividade e a intencionalidade em continuar a “nos encontrar” cara a cara (por vídeo) e incentivar uns aos outros. O COVID-19 pode nos separar fisicamente, por um período, mas não pode nos impedir de nos conectarmos emocionalmente. 

Enquanto vivemos este tempo sem precedentes, vamos colocar nossa mente nas coisas do alto, e não desta Terra (Colossenses 3:2). Acima de tudo, vamos valorizar Jesus, nossa relação com Ele e uns com os outros.