Conexão Universitária – Fracassos Na vida

Quantas vezes olhamos ao nosso redor e não vemos esperança? Ou pensamos em desistir por repetidas vezes não alcançarmos nossos objetivos? Na universidade isso é bem comum: quando estudamos muito e não tiramos uma nota boa, quando um artigo que exigiu muito esforço não é aceito pela comunidade científica, ou até quando depois de anos de estudo não somos aprovados em algum concurso. A vontade, em 99,9% das vezes, é de simplesmente chutar o balde, não é verdade? Apesar de hoje em dia essas palavras serem um clichê, precisamos ter perseverança e resiliência no nosso objetivo, ao mesmo tempo em que buscamos entender se esse objetivo está alinhado com a vontade de Deus.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

GÊNESIS 45:4-5

“Cheguem mais perto”, disse José. Quando eles se aproximaram, José continuou:

“Eu sou José, o irmão que vocês venderam como escravo ao Egito. Agora, não fiquem aflitos ou furiosos uns com os outros por terem me vendido para cá. Foi Deus quem me enviou adiante de vocês para lhes preservar a vida”.



TIAGO 1:2-4

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. E é necessário que ela cresça, pois quando estiver plenamente desenvolvida vocês serão maduros e completos, sem que nada lhes falte.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

No meu curso, por não eu ter uma boa base para a matemática de engenharia, os primeiros anos foram um completo desastre. Fiz matérias do ciclo básico por diversas vezes, e pensava em desistir pelo menos uma vez por dia. O que me fortalecia a continuar era ter pessoas que me incentivaram, além de palavras e visões que tive ou recebi. Antes de entrar na faculdade, eu orei para que, caso passasse no vestibular, eu pudesse ser influência ali, não apenas conquistar um diploma. O curioso é que o atraso em me formar gerou a oportunidade de ser influência, servindo e liderando um grupo na universidade.

 

Algo importante de termos em mente é que Deus pode nos mostrar o lugar de chegada, mas Ele não nos mostra o processo, visto que deseja que aprendamos com cada etapa. Assim, aquilo que muitas vezes muitas vezes consideramos um fracasso é, na verdade, um deserto no caminho até a chegada; passando estas provas obtemos maior amadurecimento, preparação e outras lições. Obviamente, é preciso orar por discernimento, pois nem todo sofrimento é por propósito ou legado. Existem sofrimentos injustos ou por consequências de nossa desobediência, e nestes o Senhor pode nos consolar e fortalecer. Em todos os casos, devemos estar atentos à voz e ao direcionamento de Deus.

 

A nossa maior razão para não nos sentirmos fracassados é lembrar que a nossa vitória não está em nós mesmos, mas sim na conquista de Cristo na cruz em nosso lugar. Tempestades e desertos virão sobre a nossa vida, mas o mesmo Deus que nos chama é Aquele que nos sustenta, bastando estarmos firmados na Rocha que é Cristo (1 CORÍNTIOS 10:13).





QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-Quando você sente que tem fracassado, você se coloca diante do Senhor, ou apenas alimenta pensamentos que o levam a desistir? Por quê?

2- Qual o seu posicionamento diante dos desafios e perdas? Você se amedronta com eles ou consegue manter o olhar em Jesus? De que forma sua resposta aqui afeta seu viver?

3- Você consegue ser vulnerável e buscar ajuda em momentos de tribulação, ou busca se isolar por medo do que vão pensar? Quais têm sido os resultados disso?




ORAÇÃO

 

Deus, rogo a ti pela vida dos meus irmãos, para que eles perseverem e tenham fé no Senhor diante das tribulações. Peço que o Senhor dê a eles o entendimento de que Tu estás presente em meio às tempestades e que proverás livramento em cada uma delas até o dia de Cristo Jesus. Senhor, não permitas que eles se desviem nem para direita nem para esquerda, mas dá a eles firmeza e que estejam centrados no Senhor. Em nome de Jesus. Amém!

 

William Watson

Engenharia Mecânica — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais