Fascinados por sua santidade

Quando algo, de fato, nos fascina, facilmente abrimos mão das outras coisas ao redor que de tinham a nossa atenção; simplesmente focamos nesse alvo de fascínio, e é esse o significado da palavra “foco”.

Aliás, o foco não é apenas concentrar-se em algo, mas se desconcentrar de todo o restante e pensar somente no alvo. Nosso alvo é Jesus. Ele é fascinante de diversas e infinitas formas. Uma das características de Jesus que mais nos deixam admirados é a Sua san dade, que se iguala à do Pai, que é Seu atributo mais evidente.

Falando sobre o assunto

Ser santo significa ser separado da corrupção moral e do pecado. Também pode significar simplesmente ser separado, único.

O Deus triplamente santo

Vemos na impressionante revelação dada ao profeta Isaías, encontrada em Isaías 6:1-3, que Deus é triplamente santo (a essa verdade damos o nome de trihagion). Na cultura hebraica a repetição significa aumento de intensidade, nesse sentido ser santo significa ser alguém santíssimo. Quando os Serafins se referem à santidade do Senhor, eles dizem Santo três vezes. Santidade é a natureza predominante de Deus. Ele é absurdamente santo, puro, separado da Sua criação.

Serafim significa radiante, incendiado, e mesmo assim eles se escondem diante da san dade do Pai. Nem mesmo eles ousam olhar para o Santo. O trihagion também declara, secundariamente, que Deus é três pessoas.

Jesus, o Filho de Deus, possui os mesmos atributos de Seu Pai. Numa curiosa passagem do evangelho de João, em que os judeus o acusavam de estar endemoninhado (JOÃO 8:46), Jesus está convicto de Sua mais absoluta pureza e santidade. Nenhum outro homem em toda história ousou fazer uma declaração igual a essa, uma declaração de perfeição.

Imitadores da santidade

Nós somos seguidores de Jesus, portanto temos que ser Seus imitadores. Somos chamados à santidade (COLOSSENSES 3:12)! De fato, a Bíblia refere-se aos discípulos de Cristo como “santos” (e não como “pecadores salvos”). Se você tem o Espírito de Cristo, você é santo.

Não temos como nos relacionar com Deus se não mudarmos nosso relacionamento com o pecado (1 PEDRO 1:15-16). A santidade é um privilégio que nos concede privilégios (HEBREUS 12:14). Quanto mais santos, mais próximos de Deus estamos; e, quanto mais próximos de Deus, mais dele nós veremos.

A santidade é impossível sem o Espírito Santo. A única forma de sermos santos como Jesus, é andando no Espírito (GÁLATAS 5:16). Andamos nele quando Ele guia o nosso viver, lemos a Palavra de Deus e perseveramos em oração.

Percebemos a fascinação que o apóstolo Paulo tinha pela santidade e perfeição de Deus nesta afirmação: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (FILIPENSES 3:13-14 NVI).

Seu fascínio era tal que o levou a prosseguir com todas as forças para o alvo, a mais absoluta perfeição e santidade, a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

É interessante observar que nunca atingiremos esse alvo nesta vida. A perfeição aqui é impossível. Porém, Jesus nos ama desse jeito imperfeito, e veio a nós mesmo assim. Ele provou o amor dele amando o imperfeito, pecador, que não tem nada a oferecer a Ele (ROMANOS 5:8), exceto a vida.

Onde encontrar na Bíblia?

JOÃO 8:46

Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim?

1 PEDRO 1:15-16

Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

Questões para debate

  1. A santidade de Jesus o fascina? Por quê?

  2. Como deixar de ser fascinado pelo que o mundo oferece?

  3. De que maneira podemos focar no alvo da santidade?

Oração

Querido Jesus, obrigado pela riqueza e grandeza de Tuas revelações. Obrigado por Tua glória e santidade. Pedimos ao Senhor, ajuda-nos em nossas imperfeições, forja-nos à Tua semelhança, faz-nos santos como tu és santo. Toca nossa mente e nossos olhos para que nada capte a nossa atenção mais do que o Senhor. Traz Tua salvação neste tempo. Nós te amamos e oramos em Teu nome, amém!

Daniel Cunha

Física (Bacharelado) — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais