Estou no lugar certo?

Passei metade dos anos de faculdade me questionando se estava no lugar certo e fazendo a coisa certa. No fundo eu sabia que o propósito de estar ali era eterno, mas perdi muito tempo pensando: “E se tivesse feito assim, assado? Como seria se lá atrás eu
tivesse feito diferente isso ou aquilo?”. Até alguém me dizer que isso tirava minha alegria, minava a gratidão dos dias como um presente de Deus, sobre tudo o que eu estava vivendo, e que minha expectativa e confiança estavam mais em mim do que naquele que me chamou. Estava na hora de crer na verdade do Senhor sobre minha vida!

Esses pensamentos têm perturbado você? Então, relembremos as verdades de Deus!

Falando sobre o assunto

Busca e direção

Quantos de nós sofremos, murmuramos por enxergarmos por uma perspectiva obscura aquilo que acontece em nossa vida. O Senhor nos garante que se o buscarmos de todo o coração, nós o encontraremos (JEREMIAS 29:13). Ele não é o Deus que se esconde das pessoas e se faz de difícil, pelo contrário, Ele mesmo, o Pai, proveu a reconciliação e restauração da nossa comunhão com Ele através da morte e ressurreição de Cristo Jesus (2 CORÍNTIOS 5:19).

A verdade é que nosso Senhor nos ensina diariamente o que é bom, útil, e nos guia pelo caminho em que devemos andar (ISAÍAS 48:17). Ele traz uma nova perspectiva e mentalidade mediante os passos que precisamos dar. Isso demanda de nós obediência e gera em nós confiança.

Confiança

Talvez, assim como eu, você nunca pensou com profundidade num plano de carreira, nunca perseguiu um sonho desde cedo, ou teve a visão de até onde gostaria de chegar. Talvez ao longo da caminhada foi descobrindo, tendo vislumbres e “pistas” sobre os planos de Deus para você, considerando a forma como Ele o criou e os dons que lhe concedeu. Esse processo exercita nossa fé, pois a cada passo — mesmo que não enxerguemos ou entendamos tudo — precisamos confiar na direção de Deus, na palavra que recebemos do Senho a cada dia. Uma vez que nossos propósitos estão firmes nele, confiamos, e usufruímos de proteção num lugar de perfeita paz onde Ele nos concede (ISAÍAS 26:3). Se Ele nos ensina e direciona, podemos confiar, e se confiamos, lançamo-nos naquilo que recebemos dele e, por fim, obedecemos.

Obediência

Seja qual for o motivo que tenha gerado indecisão, confusão, incerteza e desesperança sobre os dias que você tem vivido, pode estar certo, pela Palavra de Deus, de que se pedirmos algo ao Senhor e buscarmos, receberemos e encontraremos (MATEUS 7:7). Ele nos ouve e fala conosco, contudo, quando o ouvimos, qual é a nossa atitude? Veja o que o Servo do Senhor (Jesus) diz: “O SENHOR Soberano falou comigo, e eu ouvi; não me rebelei nem me afastei” (ISAÍAS 50:5). A resposta que terá pode ser uma simples palavra: Volte-se, confie e descanse em mim (ISAÍAS 30:15; SALMO 37:5). Em tudo o que você fizer, lembre-se de que é para o Senhor que está fazendo (COLOSSENSES 3:23).

Se estamos longe de Deus, Ele nos atrai e nos mostra o caminho correto. Se nos humilhamos, com coração ensinável, Ele nos guia em justiça e ensina-nos o Seu caminho. Comprometidos e em obediência à Ele, somos conduzidos com Seu amor e fidelidade
(SALMO 25:8-10).

Que você possa buscá-lo, ouvi-lo, confiar nele e obedecer a Sua voz, e assim, desfrutar de uma caminhada com o Senhor, firme, seguro e em paz.

Onde encontrar na Bíblia?

ISAÍAS 48:17 – Assim diz o SENHOR, seu Redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o SENHOR, seu Deus, que lhe ensina o que é bom e o conduz pelo caminho que deve seguir”.

ISAÍAS 26:3 – Tu guardarás em perfeita paz todos que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.

SALMO 25:8-10 – O SENHOR é bom e justo; mostra o caminho correto aos que se desviam. Guia os humildes na justiça e ensina-lhes seu caminho. O SENHOR conduz com amor e fidelidade a todos que cumprem sua aliança e obedecem a seus preceitos.

Questões para debate

1. O que tem tirado sua alegria com relação ao que tem vivido hoje?
2. Enquanto caminha com o Senhor, o que você já descobriu e o que Ele já lhe falou nessa jornada?
3. Qual verdade ouvida você precisa confiar, crer e aplicar em sua vida hoje?

Oração

Pai, obrigada porque o Senhor sempre nos ouve, fala conosco e nos conduz em Teu caminho perfeito. Obrigada porque mesmo sem merecermos, o Senhor nos ama, é paciente, corrige-nos e nos conduz em amor. Pai, que deixemos de nos apoiar em nós mesmos e olhemos para ti, assim toda dúvida se dissipará, e nossos olhos serão curados para ver e viver conforme a Tua perspectiva. Em nome de Jesus. Amém.

Tieme Harfouche
Engenharia Florestal — UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais