Ele é tão rico em graça que comprou nossa liberdade com o sangue de seu Filho e perdoou nossos pecados. Generosamente, derramou sua graça sobre nós e, com ela, toda sabedoria e todo entendimento. Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito. E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra. Além disso, em Cristo nós nos tornamos herdeiros de Deus, pois ele nos predestinou conforme seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com sua vontade. O propósito de Deus era que nós, os primeiros a confiar em Cristo, louvássemos a Deus e lhe déssemos glória. Efésios 1: 7-12

As bênçãos que Jesus, o Filho de Deus, traz são intimamente ligadas às do Pai. Elas são dádivas do Deus Triúno.

Primeiramente, Jesus nos redime (Efésios 1:7-8). A palavra grega para “redenção” se refere ao resgate pago para libertar escravos; é pagar por um objeto ou pessoa a fim de que ela não seja vendida de novo; esse pagamento liberta uma pessoa indefesa da escravidão. Jesus pagou o preço com Seu próprio sangue, entregando-se a si mesmo como resgate por nosso perdão e liberdade. Isso se tornou possível por Deus ser “tão rico em graça” (v.7).

No sacrifício de Cristo na cruz, testemunhamos o generoso e abnegado amor de Deus por nós. Quem pode compreender a infinita sabedoria e a infindável misericórdia de Deus?

Podemos apenas ficar maravilhados com a dimensão do que Jesus fez para nos redimir. Por Sua causa, somos filhos adotados de Deus (1:5), salvos dos nossos pecados (2:5), ressuscitados para nos assentarmos com Cristo (2:6), agraciados com livre acesso ao Pai (2:18) e contados como concidadãos do povo santo de Deus (2:19).

Em segundo lugar, Jesus revela o mistério da vontade de Deus (vv.9-10). Ele nos mostra a mente de Deus. O bom prazer e propósito de Deus está centrado em Cristo, pois toda a história é o desdobramento do plano de Deus em reunir todas as coisas no Céu e na Terra sob a autoridade de Cristo (v.10). É nessa direção que a história está indo. Podemos não entender isso completamente, mas podemos crer totalmente nisso e experimentar a paz e o consolo de que Cristo terá a palavra final. Em Jesus, estamos seguros como parte do sábio e gracioso plano eterno de Deus.

Em terceiro lugar, como o único Filho gerado de Deus, Jesus é o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1:2). Pelo fato de o Pai nos ter adotado, fazendo de nós irmãs e irmãos de Cristo e filhos de Deus, tornamo-nos coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17). Ele compartilhará conosco a Sua herança eterna — a Sua glória.

Paulo também usou outra metáfora para descrever o relacionamento de Cristo com a Sua Igreja: Ele é o marido, e a Igreja é a Sua noiva (Efésios 5:23-32; Apocalipse 19:7-8). Outra vez, isso retrata como Jesus dividirá Sua herança conosco. Na verdade, e surpreendentemente, Ele não reivindicará a Sua herança separada de nós.

O propósito da nossa redenção e futura herança é para “o louvor da sua glória” (Efésios 1:12 – NVI) — uma frase que conclui cada seção dedicada às bênçãos provenientes das três Pessoas da Trindade (vv.6,12,14).

Reflita:

  1. O que significa para você ter sido redimido? O que quer dizer ser redimido? Como essa realidade mudou a forma como você vive dia a dia?
  2. Pense por um minuto sobre a declaração de que somos coerdeiros com Cristo (Romanos 8:17). Qual o significado dessas palavras para você, e como elas mudam sua visão de si mesmo?
  3. Se você está em Cristo, então você se tornou partícipe da herança de Deus, por meio do Único que herdará e regerá todas as coisas. Como você pode fortalecer seu relacionamento com Ele, e de que maneira isso o ajudará a viver em um mundo decaído e pecaminoso?