Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado. Efésios 1: 4-6

Ao louvar o Deus Triúno por Suas muitas bênçãos, Paulo começa com as bênçãos recebidas do Pai, das quais ele destaca duas.

Eleição. O Pai “nos escolheu” (Efésios 1:4) e “nos predestinou” (v.5). Paulo repete essas frases no versículo 11. O que elas significam? Que somos redimidos porque Deus, em Sua soberana vontade, planejou e determinou nos salvar. Essa verdade é corroborada pela frase “antes de criar o mundo” (v.4). Fomos escolhidos antes de o mundo começar, e o ser humano existir. Em outras palavras, não há nada que tenhamos feito ou possamos fazer que possa contribuir para nossa salvação (veja também 2 Timóteo 1:9 e Tito 3:5). Não podemos levar o crédito pela nossa salvação.

Nós somos salvos inteiramente com base no que Cristo fez. Não há espaço para uma teologia das obras, na qual pensamos erroneamente que podemos ganhar nossa salvação.

A salvação é recebida como um dom gratuito de Deus em Cristo; tudo o que é necessário é depositar nossa confiança em Cristo. Deus nos concedeu gratuitamente Sua gloriosa graça em Cristo (Efésios 1:6). Isso também significa que Deus não ficou desorientado quando Adão pecou; Seu plano para salvar a raça humana não foi meramente uma ideia adicional. Deus nunca é pego de surpresa; Ele é soberano e tem total controle da história e do nosso destino. Ele faz tudo “conforme o bom propósito de sua vontade” (v.5).

Deus nos escolheu para “sermos santos e sem culpa diante dele” (v.4). Embora nossa eleição divina seja um privilégio, nosso modo de viver é uma responsabilidade que se tornou possível pela graça de Deus.

Adoção. O Pai nos adotou como Seus filhos por meio da regeneração (João 3:3). Um bebê não pode usufruir legalmente da sua herança (Gálatas 4:1-7), mas um filho adulto adotado pode. Ao nos adotar, Deus nos fez coerdeiros com Seu Filho unigênito (Romanos 8:17), que é o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1:2). Assim, todas as nossas bênçãos estão em Cristo.

Por outro lado, nossa total adoção está no futuro (Romanos 8:22-23), quando, em Cristo, receberemos do Pai a plenitude da nossa herança, o qual nos amou desde a eternidade.

Reflita:

  1. Leia Romanos 8:29 e 1 Pedro 1:2. Qual o propósito de Deus para nós ao nos escolher? O que “sermos santos e sem culpa diante dele” significa para você na sua rotina?
  2. Como o conhecimento de que Deus é soberano e tem total controle da história e de todas as coisas influencia na sua compreensão da vida cristã, em geral, e da oração, especificamente?
  3. O que significa para você Deus conhecê-lo desde antes da criação do mundo (veja Efésios 1:4)?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais