Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais. Efésios 1:3

Paulo se lança imediatamente em glorioso louvor ao Deus Triúno pelas muitas bênçãos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo derramaram sobre os santos. No texto grego original, Efésios 1:3-14 vem em uma longa e emocionante, porém elegante frase sem marcas de pontuação ou pausa. É como se Paulo tivesse mergulhado no mistério das bênçãos de Deus e estivesse relutante em emergir para respirar porque havia encontrado verdades deveras formidáveis sobre as ricas sabedoria e misericórdia de Deus.

O versículo 3 é um resumo e introdução do que vem a seguir. Nossas bênçãos celestiais possuem uma base e fonte trinitárias: o Pai e o Filho são claramente mencionados, enquanto os estudiosos perceberam que a palavra “espirituais” se volta ao Espírito Santo, que concede essas bênçãos.

A doutrina bíblica da Trindade é o cerne da fé cristã, mas a mente humana tem dificuldade em compreender a verdade de um Deus que é três em um. Ao discutir o mistério da Trindade, Um manual da verdade cristã (tradução livre) sabiamente observa: “Aquele que tenta entender a Trindade plenamente perderá sua sanidade. Contudo aquele que nega a Trindade perderá sua alma”.

Só em Efésios, a Trindade já é enfatizada várias vezes: 1:3,11-14,17; 2:18,22; 3:2-5,14-17; 4:4-6; 5:18-20. As Escrituras retratam a Trindade como trabalhando junto, em perfeita unidade na criação (Gênesis 1:1-3; João 1:1), na encarnação (Lucas 1:30-35), na redenção dos pecadores (Hebreus 9:14), na comunhão dos crentes com Deus (Efésios 2:18) e na oração (Romanos 8:27,34).

Todas as três Pessoas da Trindade estão trabalhando ativamente em nossa vida. Isso resulta em grandes e maravilhosas bênçãos que são descritas de duas maneiras:

“Nos domínios celestiais.” Essa frase se repete quatro vezes em Efésios (1:20; 2:6; 3:10; 6:12). Ela afirma que já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais, embora esperemos a plena expressão delas no Céu. Perceba que o foco de Paulo não está nas bênçãos materiais, pois ele descreve o que Deus fez por nós, através de Cristo, nos versos 4-8 e 13-14.

“Em Cristo.” Fomos abençoados “em Cristo com todas as bênçãos espirituais”. Não existe bênção fora nem longe dele. Seria tolice tentar procurar por bênçãos adicionais para além de Cristo.

O Deus Triúno está agindo em nossa vida e derramou sobre nós todas as bênçãos espirituais encontradas exclusivamente em Cristo.

REFLEXÃO:

  1. Reflita sobre como as três pessoas da Trindade estão trabalhando em nossa vida. Como você se relaciona com elas e de que forma deveria agradecê-las?
  2. Como a verdade de que todas as bênçãos espirituais são encontradas em Cristo afeta a maneira como você vive e se relaciona com Ele? O que a frase “domínios celestiais” significa para você pessoalmente?
  3. Das muitas bênçãos espirituais listadas em Efésios 1:3-14, quais delas têm mais significado para você e por quê?
  4. A frase “em Cristo” é usada por Paulo muitas vezes em Efésios. O que essa frase lhe diz sobre o relacionamento dos crentes com Deus?