Dentre as inúmeras reformas que podem estar acontecendo nas casas e apartamentos neste tempo de pandemia, que geram muito barulho e poeira, algumas podem não ser tão necessárias assim. Mas a Palavra de Deus realiza em você mais do que uma reforma: ela gera transformação total de sua natureza. Queremos convidá-lo a refletir sobre como a Reforma Protestante possibilitou seu acesso à Bíblia e quais as consequências disso para o mundo, sua vida em particular e a de sua família, pois temos um legado a compartilhar com as próximas gerações. Convide seus filhos e tenham um momento de edificação juntos.

Martinho Lutero começou a questionar o que a igreja da época ensinava ao povo sobre Deus e Sua Palavra. Ele estudava a Bíblia profundamente e, pela revelação do Espírito de Deus, compreendeu que a salvação só pode ser encontrada em Jesus, e pela fé. Então, para protestar contra a Igreja Romana, ele escreveu 95 teses fundamentadas na Bíblia. Lutero deu início ao movimento conhecido como a Reforma Protestante ao fixar essas teses em um lugar público: na porta da Catedral de Wittenberg (Alemanha). Esse ato gerou grande impacto na sociedade. Vamos apresentar para você os cinco princípios que são destacados como a essência da Reforma:

 

Solas da Reforma:

O termo “Sola” significa “somente” em Latim, assim temos os 5 Solas da Reforma, são eles:

Sola Scriptura = Somente a Escritura

Solus Christus = Somente Cristo

Sola Gratia = Só a Graça /Somente a Graça

Sola Fide = Só a Fé/ Somente a Fé

Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

Apesar de serem os grandes pilares da Reforma, os termos não surgiram naquela época, mas vieram de teólogos e estudiosos posteriores.

Sola Scriptura = Somente a Escritura

“A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho”.

SALMO 119:105

 

Solus Christus = Somente Cristo

Não existe outra forma de nos aproximarmos de Deus, a não ser por Jesus. “Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — o ser humano Cristo Jesus” (1 Timóteo 2:5).

 

Sola Gratia = Somente a Graça

“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente de Deus”.  EFÉSIOS 2:8

 

Sola Fide = Somente a Fé

“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.  2 PEDRO 3:18

 

Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

Havia muitos objetos que eram adorados, Deus não era o centro da adoração.  “Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra” (Êxodo 20:4).

 

Em 2020, a Reforma Protestante comemora 503 anos. Um de seus pontos mais importantes foi a luta de Martinho Lutero para que todos tivessem acesso à leitura da Bíblia, sem a necessidade de intermediários. Lutero traduziu textos bíblico para o alemão, e, com a invenção da imprensa por Johannes Gutenberg, abriu-se a oportunidade de maior disponibilização da Bíblia. Essa possibilidade levou muitas pessoas a buscarem a alfabetização, o que transformou o panorama da Europa e, na sequência, do mundo. E essa boa-nova chegou até nós por meio dessas mudanças.

Essa realmente foi uma Reforma necessária! Queremos convidá-lo a ter um momento agradável com seus filhos, ensinando-lhes sobre a Reforma Protestante. Convide-os a compreender mais sobre sobre esse fato histórico e sobre o quanto o efeito dela tem chegado até nossos tempos. Este é um bom momento para você lhes explicar como a leitura da Palavra de Deus transformou o mundo e pode transformar a vida deles.

Faça um Plano de Leitura com seus filhos!

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais