Dia a Dia com Tozer

“Penso que minha filosofia é esta: Tudo está errado até que Deus endireite as coisas.” — A. W. Tozer.

O Chamado ministerial:

Aiden Wilson Tozer nasceu no dia 21 de abril de 1897, numa pequena fazenda no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Durante sua adolescência, em 1912, ele e sua família se mudaram para outra cidade e, antes de completar 18 anos, Tozer entregou sua vida a Jesus quando, certa vez, caminhava pela rua e ouviu um senhor anunciando o evangelho. Chegando a sua casa, fez a oração de entrega sozinho.

Casou-se com Ada Celia Pfautz em 1918, e no ano seguinte — cinco anos após sua conversão —, sem formação teológica formal, aceitou um convite para pastorear uma igreja pela primeira vez. Foi um começo humilde, mas que levou o jovem casal a um ministério de 44 anos com The Christian and Missionary Alliance (Aliança cristã e missionária). Com Ada, ele teve sete filhos, seis rapazes e uma menina.

O dinheiro era escasso nos primeiros dias como pastor, e o casal fez um pacto de confiar em Deus, a despeito das circunstâncias, para prover por suas necessidades. A família Tozer optou por um estilo de vida simples, jamais possuiu carro, preferindo o transporte público. Mesmo depois de se tornar um autor cristão renomado, Tozer cedia o direito de muito de seus royalties àqueles que estavam em necessidade.

Cedo em seu ministério, ele percebeu que Cristo o chamava para um tipo diferente de devoção, que exigia esvaziar-se do seu ego e buscar ser transbordante do Espírito de Deus.

Em 1928, Tozer aceitou pastorear uma igreja em Chicago (Southside Gospel Tabernacle), onde permaneceu por 30 anos. Tudo o que ensinou e pregou foi consequência dos seus momentos em oração com Deus. Era quando deixava o mundo e sua confusão de lado e direcionava sua atenção apenas para Deus.

“Retire-se do mundo todo dia para um lugar privado, ainda que este lugar seja apenas o quarto. Permaneça aí até que os ruídos internos acabem no seu coração e o descanso da presença de Deus o envolva.“.

A. W. Tozer — um bom manuseador da Palavra:

Capaz de expressar seus pensamentos de uma maneira simples, mas contundente, Tozer combinou o poder de Deus e a influência das palavras para nutrir almas famintas, tocar corações e atrair mentes a Deus. Sua mensagem era revigorante e inspiradora, mas também rígida. Jamais teve receio de destacar o que estava errado e nunca hesitou em afirmar que o Senhor poderia endireitar todas as coisas

O único propósito de sua vida era conhecer Deus pessoalmente e ele encorajou outros a fazerem o mesmo. Para A. W. Tozer, um relacionamento profundo e permanente com Deus era algo a ser cultivado.

“Nunca vi um cristão útil que não seja estudante da Bíblia. Não existem atalhos para a santidade.“.

A. W. Tozer teve sua formação embasada na experiência e devoção a Deus. A presença de Cristo foi para ele a sua sala de aula, sua rotina de oração deu-lhe a base necessária e encontrou a sua inspiração, além da Bíblia, nos escritos de cristãos e teólogos antigos.

Ele foi um intelectual autodidata, com grande interesse e pesquisa em filosofia, história e literatura. Admitia que o homem podia aprender bastante com a razão, no entanto o conhecimento de Deus e da alma humana é adquirido apenas pelo Espírito Santo.

Seu interesse pelo estudo da Palavra de Deus e o desejo de comunicá-la em seus escritos o levou a ser eleito, em 1950, o editor da revista Alliance Weekly (Aliança semanal), que teve sua circulação duplicada, desde então, pela intensa dedicação à verdade comunicada. Ele declarou na primeira edição: “Vai custar algo caminhar devagar ao longo das eras, enquanto os homens animados do tempo se apressam ao confundir movimento com progresso. Mas haverá frutos, a longo prazo, e o verdadeiro cristão não está muito interessado em qualquer coisa menos do que isso.”

Além de editor, também foi um escritor cujas palavras continuam a desafiar os cristãos de hoje. Durante seu ministério, escreveu mais de 40 livros, dentre eles À procura de Deus (Ed. Betânia, 1985).

Tozer teve destaque em alguns segmentos sociais e recebeu alguns títulos, como o de Doutor Honoris Causa em Letras, pela Wheaton College, em 1950. E em 1952, recebeu o de Doutor Honoris Causa em Direito, pela Faculdade de Houghton.

As suas palavras, tanto escritas quanto faladas, concentravam-se totalmente em Deus. O seu interesse não estava em inventar maneiras de se promover ou dar destaque às suas ideias e retórica para que o público o favorecesse. Por essa razão, encontrava-se na contramão de líderes cristãos contemporâneos.

Por toda sua vida, A. W. Tozer foi convidado com bastante frequência para falar em seminários, igrejas e conferências bíblicas a respeito da cruz e seu significado na vida cristã, bem como sobre oração, algo vital para seu ministério e indispensável para sua vida particular.

Nos anos finais de seu ministério, A. W. Tozer pastoreou uma igreja em Toronto, Canadá. E, em 12 de maio de 1963, foi levado à presença do seu Senhor. Em sua cidade natal — Akron, Ohio, EUA. O epitáfio em sua sepultura: um homem de Deus.

O legado que este pregador, editor e escritor deixou com suas palavras continua a desafiar o intelecto e o coração dos cristãos até hoje, com sua mensagem bíblica à pergunta: “O que devo fazer para ser salvo?” Para Tozer a resposta que permanecia era simplesmente “entregar-se a Cristo; procurar conhecê-lo pessoalmente; tornar-se como Ele”.

Por seu testemunho de vida e pela profundidade de seus escritos e pregações Tozer ficou conhecido como “o pregador do século 20”.

São 366 meditações diárias, que foram elaboradas a partir de sermões, livros e artigos produzidos por A.W. Tozer. Suas palavras, escritas e faladas, concentram-se totalmente em Deus, por isso apresentam diversos temas inerentes à vida cristã.