Momentos sombrios, orações profundas

Momentos sombrios, orações profundas

Bíblia em um ano: Jó 3-4; Atos 7:44-60;

Senhor, preserva minha vida. Por tua justiça, tira-me deste sofrimento. v. 11

Escritura de hoje: Salmo 143

“Foi um momento sombrio”. Essas quatro palavras captam a agonia interna de uma celebridade durante a pandemia da COVID-19. A adaptação ao novo normal a desafiou e, nesse tumulto, ela lutou com pensamentos de suicídio. Sair dessa espiral destrutiva exigiu que compartilhasse a sua luta com uma amiga que se importava com ela.

Todos nós somos suscetíveis a horas, dias e fases tumultuadas. Os vales e lugares sombrios não são incomuns e sair de tais lugares pode ser desafiador. Muitas vezes, é preciso buscar a ajuda de profissionais da saúde mental.

Somos instruídos pela oração de Davi durante um dos tempos sombrios da vida dele. A situação exata é desconhecida, mas as suas orações são sinceras e cheias de esperança. “Meu inimigo me perseguiu; derrubou-me no chão e obrigou-me a morar em trevas, como as do túmulo. Vou perdendo todo o ânimo; estou tomado de medo” (Salmo 143:3-4). Para os cristãos, não é suficiente reconhecer o que se passa dentro de nós somente, para nós mesmos, para nossos amigos ou para médicos especialistas. Devemos nos achegar seriamente a Deus com orações que incluam as petições sinceras encontradas no Salmo 143:7-10. Os nossos momentos sombrios podem também ser de orações profundas, procurando a luz e a vida que só Deus pode conceder.

Refletir & Orar

Em meio aos seus momentos mais sombrios, como você reage? É difícil ser sincero consigo mesmo, com os outros e com Deus?
Soberano e amado Pai, renova a minha força e esperança em ti. Ajuda-me a buscar-te sempre em oração.