Conversas sobre a fé no lar

Bíblia em um ano: Esdras 1-2; João 19:23-42;

Volte para sua casa e para sua família e conte-lhes tudo que o Senhor fez por você. v.19

Escritura de hoje: Marcos 5:11-20

“Não há lugar como a nossa casa. Não há lugar como o lar”. Essas linhas surgem em tantas narrativas e revelam um recurso estilístico muito utilizado nas histórias mais conhecidas. Chama-se “a viagem do herói”. Em resumo: uma pessoa comum vive ordinariamente quando lhe é apresentada uma aventura extraordinária. O personagem sai de casa e viaja para um mundo diferente onde testes e provações, mentores e vilões o aguardam. Se a pessoa passar nos testes e provar que é herói, ela regressa à casa com histórias para contar e mais sabedoria. A sabedoria é crucial.

A história do homem possuído por demônios é muito parecida com a viagem do herói. É interessante que, na última cena, o homem tenha implorado a Jesus que o deixasse “ir com ele” (Marcos 5:18). No entanto, Jesus disse-lhe: “Volte para sua casa e para sua família” (v.19). Era importante, na “viagem deste herói”, regressar à casa para as pessoas que o conheciam melhor e contar-lhes a sua espantosa história.

Deus chama cada um de nós de maneiras diferentes e para cenários diversificados. Mas para alguns de nós, pode ser crucial para a nossa viagem de fé regressar à casa e contar a nossa história àqueles que nos conhecem melhor. Para alguns de nós, o chamado é “não há lugar como o lar”.

Por:  John Blase

Refletir & Orar

Pense em “seu próprio povo”. Quem lhe vem à mente que precisa ouvir o que Deus fez por você? Qual é o primeiro passo nessa viagem?
Jesus, dá-me a coragem de contar as Tuas obras não só aos estranhos, mas àqueles em minha casa.