Cuidando um do outro

Bíblia em um ano: Jó 41-42; Atos 16:22-40;

…mostrem compaixão e bondade uns pelos outros. v.9

Escritura de hoje: Zacarias 7:4-10

José, 77, era professor-substituto e já vivia em seu carro por oito anos. Todos as noites, esse homem idoso se alojava em seu carro e monitorava cuidadosamente a bateria do carro enquanto recarregava o seu computador para dar suas aulas no período noturno. José enviava o dinheiro destinado ao aluguel aos familiares no México que precisavam mais. Todas as manhãs, um ex-aluno o via vasculhando o porta-malas. “Senti que devia fazer algo”, disse o homem. Ele iniciou uma coleta de fundos, e semanas depois entregou a José um cheque para ajudá-lo a pagar um lugar para morar.

As Escrituras nos instruem a cuidar uns dos outros, mas às vezes é difícil ver além de nossas preocupações. O profeta Zacarias repreendeu Israel que, em vez de adorar a Deus ou servir aos outros, festejava para agradar a eles mesmos (Zacarias 7:6). Eles ignoravam a necessidade do seu próximo. Zacarias entregou-lhes, com clareza, as instruções de Deus: eles deviam demonstrar “compaixão e bondade uns pelos outros [e] não oprimir as viúvas, nem os órfãos, nem os estrangeiros, nem os pobres” (vv.9-10).

Embora seja fácil sermos consumidos por nossas necessidades, a fidelidade exige que atendamos às necessidades dos outros. Na economia divina, há muito para todos. Deus, em Sua misericórdia, escolhe nos usar para dar um pouco disso aos outros.

Por:  Winn Collier

Refletir & Orar

Em que situação você se percebe consumido por suas próprias preocupações?
Deus, por favor, concede-me uma visão mais ampla, para cuidar daqueles que me cercam.