Pão Diário Universitários

Catástrofe gradual

Reflexão do dia

Catástrofe gradual


Catástrofe gradual


Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos… (v.3).

Leia: Gênesis 37:1-20

Um casal se preocupou quando apareceram rachaduras nas paredes de sua casa. Em duas semanas, as fendas aumentaram até que a garagem foi se separando da casa. O resto da propriedade se deslocou e, por fim, afundou 3 metros abaixo do nível da rua. Depois, oito vizinhos enfrentaram a mesma catástrofe, interligada a um escoamento subterrâneo de um sistema de água local.

Quando os relacionamentos desmoronam, muitas vezes isso se deve a uma lenta progressão de problemas. Por exemplo, os irmãos de José não o venderam como escravo sem mais nem menos — eles o fizeram por causa da rivalidade entre eles (Gênesis 37:1-20).

Os problemas podem ter começado por causa da tagarelice de José. Quando adolescente, ele trabalhava com os irmãos e relatava as más ações deles ao pai (v.2). Jacó amava mais José do que os outros filhos e lhe deu uma túnica multicolorida para provar isso, o que acendeu o rancor dos irmãos (vv.3,4).

José piorou ainda mais o relacionamento com os irmãos quando revelou os sonhos que tivera e nos quais lhes era superior (v.8). A inveja dos irmãos aumentou, e eles conspiraram para matá-lo. Porém, em vez disso, terminaram vendendo-o como escravo (vv.18,26-28). Esta traição aconteceu no fim de um longo processo de ofensas.

Quando vemos padrões similares em nossos próprios relacionamentos, é importante que reparemos as rachaduras que ameaçam nossos elos mais próximos. A Palavra de Deus nos orienta a resolvermos os problemas à medida que se apresentam. Efésios 4:26 diz: “…não fiquem o dia inteiro com raiva”. Pedir desculpas e liberar o perdão hoje pode salvá-lo de uma reforma maior nos anos que virão (Mateus 5:23-25). —Jennifer Benson Schuldt

Examine

Leia Provérbios 17:9 para ver como manter os relacionamentos em boa forma.

Considere

Que passo você poderia dar para ajudar um relacionamento a florescer? Como seu relacionamento com Deus se beneficia com a confissão regular de pecados?