Pão Diário Universitários

O nome de Deus

Reflexão do dia

O nome de Deus


O nome de Deus


Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome (v.7).

Leia: Êxodo 20:1-8

Uma colega descobriu que o nome dela foi usado num site para atrair pessoas a um seminário bíblico. Imediatamente tomou providências para investigar a questão. Poderia ser um caso de roubo de identidade?

Nós nos ofendemos quando alguém faz mau uso do nosso nome. Nosso nome é importante para nós. Não é simplesmente uma sequência de letras. Identifica quem somos.

Deus se ofende quando fazemos mau uso do Seu nome (Êxodo 20:7). O nome de Deus sempre é uma revelação de quem Ele é. Em cada título pelo qual o Senhor se fez conhecido ao homem, Ele revelou alguns atributos de Seu caráter divino. Assim, fazer mau uso de Seu nome é uma afronta ao Seu caráter.

Podemos fazer mau uso do nome de Deus de várias maneiras. Atrelar Seu nome à profanação é uma delas. E quando usamos “meu Deus” ou “Senhor” ou “Jesus Cristo” como forma de expressar choque, surpresa, medo, alegria ou apenas uma interjeição casual numa conversa, usamos Seu nome de maneira fútil e desrespeitosa. Quando louvamos a Deus em nossas canções sem comprometermo-nos com a letra, proclamamos Seu nome sem sinceridade.

Podemos fazer mau uso de Seu nome por ações e obras. Quando os cristãos vivem como o mundo, tratamos o título que se origina de Quem seguimos (“cristão”) com desrespeito. Damos ao mundo oportunidade de blasfemar contra o bom nome do Senhor: “Pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Os não judeus falam mal de Deus por causa de vocês…’” (Romanos 2:24).

A maneira como lidamos com o nome de Deus é reflexo do nosso relacionamento e estima por Ele. Sendo assim, sirvamos o único Deus (primeiro mandamento) do jeito certo (segundo mandamento) e com a reverência correta (terceiro mandamento). —Poh Fang Chia

Examine

Leia Números 20:1-13 para ver um exemplo de como Deus lidou com alguém que não o seguiu com obediência e santidade.

Considere

Como você pode tratar o nome de Deus com mais reverência? Por que as pessoas escolhem desrespeitar Deus e o Seu nome?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais