Pão Diário Universitários

Conectados

Reflexão do dia

Conectados


Conectados


Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada (v.5).

Leia: João 15:1-8

Enquanto minha mãe estava fora da cidade, meus filhos e eu fomos a casa dela para cuidar do jardim. Ao saírmos para o quintal, fomos recepcionados por uma bagunçada horta, pois algumas das gavinhas do feijão-de-corda se destacavam como topetes em uma fileira diversificadamente estruturada. Enquanto trabalhávamos, meu filho explicou a necessidade de prender as gavinhas rebeldes às ripas: deixadas sem apoio, o peso das vagens em crescimento puxaria a planta para o chão, onde ela se tornaria mais vulnerável a pragas e os feijões seriam danificados.

Em João 15:5, Jesus nos diz: “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”. Claramente, Ele é a nossa fonte toda-suficiente de vida e qualquer fruto que produzimos vem dele. Ele nos chama a um relacionamento com os outros, pois nos coloca no âmbito do Seu corpo, a Igreja. Não fomos criados para nos desenvolvermos espiritualmente sozinhos. Ele nos fez para sermos ligados a algo além de nós mesmos (v.4).

Nenhum indivíduo deve substituir a nossa dependência da Palavra ou do Espírito Santo, no entanto, Deus coloca pessoas em nossa vida para fornecer uma estrutura de apoio ao nosso crescimento espiritual. Jesus nos mostrou que o verdadeiro discipulado acontece dentro do contexto dos relacionamentos.

Tornar-se humilde o suficiente para aprender com os outros não é fácil, quer a instrução venha de irmãos ao nosso lado ou de líderes acima de nós (Filipenses 2:3; 1 Tessalonicenses 5:11). Mas, quanto mais nos mantivermos conectados a outros crentes em Jesus, maior é a oportunidade que temos de dar muito fruto. —Regina Franklin

Examine

Leia Eclesiastes 4:9-12 e considere como os relacionamentos piedosos podem nos treinar não só para enfrentar, mas também derrotar os inimigos da nossa fé.

Considere

Numa escala de 1 a 10, quão engajado você está em sua igreja local? De que maneiras você está buscando ativamente ser discipulado no Corpo de Cristo?