O apóstolo Paulo apresenta uma metáfora para explicar a mudança de vida que passamos ao conhecer o Salvador. Ele afirma aos colossenses que aqueles que foram alcançados pelo amor de Deus, e se tornaram cristãos, têm que mudar de vida, como quem muda radicalmente de roupa. É preciso abandonar os trajes velhos e ser reconhecido por uma nova indumentária. Ele escreve: “…revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência” (Colossenses 3:12). São roupas novas! Trata-se de se vestir como Jesus! Ou, em outras palavras, de revestir-se de Cristo!
Militares, policiais e profissionais da segurança pública em geral possuem um código de vestimenta rigoroso. Vestem farda em seu trabalho. Não podem simplesmente decidir o que vestir. Seguem uma determinação superior. Justamente por isso, são facilmente reconhecidos e identificados pela roupa que utilizam.
Deus espera de nós (quer utilizemos farda, uniforme ou qualquer outro tipo de vestimenta) que troquemos nossas roupas, isto é, nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Devemos nos vestir com as “roupas de Cristo” (compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência…) e sermos assim encontrados à semelhança de Jesus, segundo o Seu “código de vestimenta”.
Quais são as suas “roupas”? Seu comportamento parece com o de Jesus?