Pão Diário Segurança Pública

DESCUMPRA ESTA REGRA

Jacó […] curvou-se até o chão […] Esaú correu ao encontro de Jacó e o abraçou; pôs os braços em volta do pescoço do irmão e o beijou… (vv.3-4)

Escritura de hoje: Gênesis 33

Os policiais devem descumprir regras? No primeiro livro da Bíblia, lemos a história de um clã que tinha práticas mentirosas. Jacó era como um “bode expiatório” da situação, mas outros parentes dele também enganaram outros: seus avós Abraão e Sara (Gênesis 12:10-19, 20:1-2), seu pai Isaque (26:6-7) e seu tio Labão (29:25).

No decorrer da história, vemos que Jacó também mentia, seguindo sua herança familiar. Percebemos situações semelhantes em muitas famílias, inclusive na minha, onde praticamente todos os meus ascendentes tiveram problemas com vício em bebidas alcoólicas e muitos morreram devido a complicações desse mal, como meus dois avós.

O pecado que há em nós tenta nos aprisionar com as experiências do passado. Em muitos casos, aceitamos essa algema e ficamos presos nos mesmos padrões, achando que precisamos apenas seguir “a regra” da família ou algum tipo de “maldição hereditária” em nossa vida. Mas, quando nos encontramos com o Senhor, como Jacó (veja Gênesis 32:22-32), essas regras podem ser descumpridas, e temos a oportunidade de ver Deus reescrever nossa história e de nossa família. Após de anos de ruptura, Jacó se reconciliou com seu irmão, a quem ele havia prejudicado (veja Gênesis 33). Deus transforma a nossa identidade para sermos quem realmente devemos ser como servidores, pais, mães, filhos, maridos e esposas.

Deus quer nos transformar, não importa nosso passado. Posicione-se!

Por:  CB LAEDSON DOS SANTOS — PMPR

Refletir & Orar

Senhor, mostra-me o que preciso mudar. Transforma minha vida e a da minha família.