Devocional cristão: o que é e como aplicá-lo à rotina

devocional é um momento especial do seu dia e é muito importante para a vida cristã. Com este tempo de estudo bíblico, você recebe mais conhecimento, edifica o relacionamento com Deus, é incentivado à prática da oração e pode conhecer a vontade divina.

O que é o devocional?

D. L. Moody, um grande evangelista do século 19, considerava o devocional como a “hora tranquila”. Um momento para estar a sós com Deus, esquecendo todo o restante, fazendo dessa a hora mais importante do dia. Nas palavras de Moody:

“Nesta era de correria e incessantes atividades, precisamos de algum chamado especial para nos retirarmos e nos colocarmos a sós com Deus por um tempo, todos os dias. Qualquer homem ou mulher que assim proceder, não conseguirá passar mais do que vinte e quatro horas longe de Deus”.

O devocional cristão é separar um momento do dia para dedicar-se aos assuntos de Deus, lendo Sua Palavra, com orações e motivos de gratidão. Estar a sós com Deus é uma necessidade pessoal e quando nos damos conta disso, buscamos viver mais próximos do Senhor.

Qual a maneira certa para fazer o devocional?

Existe um jeito certo para falar com Deus e descobrir a Sua vontade para as nossas vidas? Não há fórmulas ou palavras mágicas que garantam pleno conhecimento, mas um coração humilde, rendido e que deseja estar em Sua presença é irresistível ao Senhor.

Quando confiamos em Deus e em Seu perfeito amor por nós, podemos ter certeza de que o momento a sós com Ele, ao fazermos nosso devocional, será muito revelador e frutífero.

Por que o devocional cristão é importante?

A importância do devocional está na necessidade de termos um relacionamento de intimidade com o nosso Deus. Esse momento nos incentiva à oração, ao louvor e à reflexão, contemplando o Senhor e Seus perfeitos desígnios para nós. Com isso, conheceremos mais as Escrituras, e estaremos mais fortalecidos para os desafios de cada dia.

Como aplicar o devocional à rotina?

Podemos aplicar a mensagem do devocional ao nosso dia a dia e ao nosso viver por meio das atitudes. Dessa maneira, estaremos fortalecendo a vida espiritual e também adquirindo sabedoria para lidar com os desafios e problemas. 

Estipular metas para o devocional ajuda a nos mantermos motivados e podemos ver o quanto evoluímos em nossa caminhada cristã. Essas metas não precisam ser relacionadas ao tempo, necessariamente, mas que estejam alinhadas ao propósito para o crescimento pessoal e espiritual.

Manter um tempo devocional cristão é uma prática que todos os que caminham com Jesus devem aprender a manter, pois assim a fé é fortalecida e o amor desenvolvido. Ainda que a rotina e as circunstâncias diárias possam interferir nesse tempo a sós com Deus, é muito importante não desistir.

Saiba mais sobre os nossos materiais e livros devocionais para edificar a sua caminhada com Deus.

Devocionais Publicações Pão Diário

Encontre o ideal para você!

Devocionais Publicações Pão Diário

Encontre o ideal para você!