O ESPÍRITO SANTO COMO DEUS

Alguns que dizem estudar a Bíblia não creem que o Espírito Santo é Deus. Um escritor dos testemunhas de Jeová, por exemplo, disse: “O Espírito Santo é uma força controlada que Deus Jeová usa para cumprir uma variedade de propósitos. Até certo ponto, pode ser comparado à eletricidade, uma força que pode ser adaptada para realizar uma grande variedade de operações” Should You Believe in the Trinity? p.20 (Você Deveria Crer na Trindade?). Eles creem que o Espírito Santo funciona muito à semelhança da Força que a Nova Era retrata como a força que predomina no Universo. Eles rejeitam terminantemente a ideia de que o Espírito Santo é uma Pessoa divina. 

Fazendo assim, entretanto, contradizem Jesus Cristo. Ele percebeu o Espírito Santo claramente como uma Pessoa. Falando aos apóstolos na noite anterior à Sua crucificação, Jesus disse: 

“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês” (João 14:16,17). 

O Espírito Santo é “outro Encorajador.” A dedução é clara: embora Jesus os deixaria, Ele lhes enviaria o Espírito Santo para guiá-los e para dar-lhes poder. Esta, indiscutivelmente, é a função de um indivíduo. 

Outras passagens bíblicas também deixam claro que o Espírito Santo é uma Pessoa. Paulo falou do “amor que lhes foi dado pelo Espírito Santo” (Romanos 15:30). Ele também nos disse: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus” (Efésios 4:30). Somente um indivíduo pode amar e entristecer-se. 

Ademais, o Espírito Santo dirige e guia (Romanos 8:14), ensina (João 14:26) e chama e incumbe de tarefas (Atos 20:28). 

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). 

Além disso, esta Pessoa é chamada junto com o Pai e o Filho em passagens como Mateus 28:19. O apóstolo Pedro declarou expressamente a divindade do Espírito Santo quando confrontou um marido e sua mulher que estavam em pecado. Perguntou-lhes por que haviam se unido “Você mentiu para o Espírito Santo quando guardou parte do dinheiro

para si” (Atos 5:3). E lhes disse que ao fazerem isto, não haviam mentido “para nós, mas para Deus!” (v.4). 

Quem é o Espírito Santo? Segundo as Escrituras, o Espírito Santo é uma Pessoa que compartilha o título e a glória do Deus Altíssimo com o Pai e com o Filho.

Para refletir:

· Em Mateus 28:19-20, o apelo para “discipular todas as nações” lhe parece uma tarefa muito árdua? De que maneira o fato de saber que Jesus está sempre com você o encoraja para cumprir essa tarefa? Será que a presença de Jesus também o encoraja noutras áreas da sua vida? Em caso afirmativo, explique.

· Segundo a lição, é um ato de identificação quando a pessoa é batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Por que essa identificação com Deus é importante?

· De que forma a nossa identificação com Deus e uns com os outros como Corpo de Cristo é um aspecto essencial da caminhada cristã?