Qual é a relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo? 

Alguns cristãos procuravam explicar a Trindade de Deus, sugerindo que Deus tem três formas diferentes de revelar-se para nós. Algumas vezes Ele se apresenta como Pai, outras como Filho e ainda outras como Espírito Santo. 

A explicação de um só Deus em três diferentes papéis poderia ter mais peso se não fosse pela evidência da pluralidade dentro da unidade, que já consideramos. Como o Antigo Testamento revela um Deus que diz: “Façamos o ser humano à nossa imagem” é muito mais

fácil para nós compreendermos o significado de relacionamento, de submissão, de amor e de lealdade que as Escrituras descrevem existir entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Novo Testamento não nos revela estas três Pessoas de forma separada, mas em profundo sentido de unidade. Três Pessoas num relacionamento de unidade e amor, de um para com o outro, e para conosco também. 

O relacionamento no Novo Testamento entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo desaprova a conclusão de que somente o Pai deve ser considerado como o único Deus verdadeiro e Altíssimo. É compreensível que alguns tentem proteger a singularidade de Deus, considerando o Filho e o Espírito Santo como seres ou forças inferiores, tal conclusão não é válida. 

O Antigo Testamento deixa claro que o único verdadeiro Deus da Bíblia é um Deus zeloso. Ele é um Deus que, segundo Isaías, não dará a Sua glória a outrem (Isaías 48:9-12). O Deus do Novo Testamento, entretanto, une o Seu próprio nome à designação tríplice como Pai, Filho e Espírito Santo. De igual importância é o fato de o Novo Testamento nos mostrar que o Pai faz nosso relacionamento com Ele depender de nosso relacionamento com o Filho e o nosso relacionamento com o Filho depender de nosso relacionamento com o Espírito Santo. Este Deus certamente compartilha a Sua glória com as três Pessoas, as quais, em troca, oferecem o Seu amor a todos os que aceitarem o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Para ver como a glória de um Deus zeloso é compartilhada nesta unidade de Pessoas, vamos estudar brevemente cada uma das Pessoas desta unidade, como são descritas na Bíblia. 

O PAI COMO DEUS

Entre os que reconhecem a autoridade da Bíblia, muito poucos (se houver alguém) duvidam da plena divindade do Pai. De formas muito diferentes, o Pai é revelado como o Deus pessoal da criação. As Escrituras revelam Deus como o Pai da nação de Israel (Deuteronômio 32:6; Isaías 1:2; Oséias 11:1; Malaquias 2:10). Jesus chamou Deus de Seu Pai (João 5:17, 18) e nos ensinou a orar: “Pai nosso que estás no céu” (Mateus 6:9). Ele nos disse que viéssemos ao Pai em Seu nome (João 16:23). Declarou que ambos, Ele e o Seu Pai enviariam em breve um auxiliador divino aos Seus discípulos (João 15:26).

Vemos claramente, a partir destes versículos, que o Pai é Deus. Deus é Pai. O apóstolo Paulo referiu-se a Ele como “Louvado seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai misericordioso e Deus de todo encorajamento” (2 Coríntios 1:3). 

A revelação de Deus sobre Si mesmo torna-se importante, pois Ele fez nosso relacionamento com Ele depender de nosso relacionamento com o Seu único Filho. 

Para refletir:

· Você considera o conceito de Deus como trindade uma verdade difícil de compreender? Em caso afirmativo, qual é a dificuldade?

· Quais explicações você já ouviu que tentavam explicar a trindade? De que forma essas explicações lhe foram úteis? De que forma foram inadequadas?

· Você se preocupa pelo fato de a doutrina da trindade (Um só Deus expresso em três pessoas distintas: Pai, Filho, e Espírito Santo) ser difícil ou quase impossível de compreender? Por que ou por que não?

· Leia 1 Pedro 1:1-2. “Eu, Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta aos escolhidos que vivem como estrangeiros nas províncias de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Deus, o Pai, os conhecia de antemão e os escolheu, e o Espírito os santificou para a obediência e a purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Que vocês tenham cada vez mais graça e paz”.

Agora, responda:

1. De que maneira os membros da trindade são descritos como participantes na nossa salvação?

2. Qual deles é o mais misterioso?

3. Qual deles é o mais acessível? Por quê?

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais