No dia seguinte, João estava novamente com dois de seus discípulos. Quando viu Jesus passar, olhou para ele e declarou: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!”. Ao ouvirem isso, os dois discípulos de João seguiram Jesus. Jesus olhou em volta e viu que o seguiam. “O que vocês querem?”, perguntou. Eles responderam: “Rabi (que significa ‘Mestre’), onde o senhor está hospedado?”. “Venham e vejam”, disse ele. Eram cerca de quatro horas da tarde quando o acompanharam até o lugar onde Jesus estava hospedado, e passaram o resto do dia com ele. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram o que João tinha dito e seguiram Jesus. André foi procurar seu irmão, Simão, e lhe disse: “Encontramos o Messias (isto é, o Cristo)”. Então André levou Simão para conhecer Jesus. Olhando para ele, Jesus disse: “Você é Simão, filho de João, mas será chamado Cefas (isto é, Pedro)”.
João 1:35-42

“Às vezes sinto como se eu fosse invisível. Mas quero tanto que Deus me use!”

Ana estava limpando a academia de um hotel que eu estava visitando quando começamos a conversar. Enquanto conversávamos, descobri que ela tinha uma história impressionante.

“Eu era uma prostituta viciada em crack que vivia nas ruas”, disse ela. “Mas eu sabia que Deus desejava que eu largasse meu cachimbo e andasse com Ele. Certo dia, anos atrás, ajoelhei-me aos pés de Jesus, e Ele me libertou.”

Agradeci-a por compartilhar o que Deus tinha feito por ela e lhe garanti que não era invisível. O Senhor de uma maneira linda a tinha usado em nossa conversa para me lembrar do Seu poder para transformar vidas.

Deus ama usar pessoas que outros porventura possam ignorar. O apóstolo André não é tão conhecido como seu irmão Pedro, porém a Bíblia relata que “André foi procurar seu irmão, Simão, e lhe disse: ‘Encontramos o Messias (isto é, o Cristo)’. Então André levou Simão para conhecer Jesus” (João 1:41,42).

Pedro conheceu Jesus através de André. Quando André, um dos discípulos de João Batista, soube de Jesus por meio de João, ele seguiu a Cristo, creu e imediatamente contou para seu irmão. A fidelidade silente de André teve um impacto que abalou o mundo.

Deus valoriza o serviço fiel acima da fama. Ele pode nos usar poderosamente onde quer que estejamos, mesmo quando ninguém está vendo. 

James Banks

Perguntas para reflexão