Há mais ou menos 10 anos, fiz uma caminhada por uma trilha há cerca de 2 km da minha casa, que deveria durar no máximo 1h30, eu tinha tudo planejado – tanto que tinha ligado para minha esposa quando saí, avisando que chegaria a tempo para o jantar.

Mas seguindo pelo caminho, e mesmo observando o meu relógio para me orientar, acabei indo para uma direção cada vez mais longe de onde tinha estacionado o carro, e me perdi – continuei andando para encontrar o caminho de volta e o percurso todo levou 4 horas. Só então consegui chegar ao meu carro, exausto e ofegante!

Eu precisava muito de descanso, pois mal conseguia dirigir na volta. Chegamos em casa, jantamos e minha esposa falou: “Estive preocupada com você por três horas”, e eu respondi: “Eu estive preocupado comigo nas últimas três horas também”. Estava tão grato por voltar, fui direto para o meu quarto e “desmaiei” por 10 horas.

Isso me lembrou do quanto todos precisam descansar, especialmente quando estamos nos exercitando. A vida de todos está ocupada e precisamos de algum tipo de descanso. Ouço as pessoas dizerem: “Estou muito ocupado”. E eu penso: “Bem, todos estão ocupados. Nós apenas temos maneiras diferentes de nos ocupar.” E às vezes só ficar quietos. Precisamos nos redefinir, e você pode ter uma maneira de descansar, uma maneira de redefinir sua mente ou seu corpo. Para mim, como alguém mais recluso, mais introvertido, gosto de entrar em uma sala sozinho, me sentar numa cadeira agradável e apenas ficar num local escuro e silencioso descansando por talvez 15 minutos. Ali, fecho os olhos e posso me revigorar de estar perto de outras pessoas, da carga emocional que isso tem para alguém que é mais um C no DISC como eu.

Mas todos nós fazemos isso de forma diferente e o que pode relaxar você é algo que não tem o mesmo efeito comigo, e acho que podemos falar de descanso de três maneiras diferentes. Há a ideia de descanso físico. Estamos descansando de algum tipo de esforço manual. Há descanso mental que precisamos. O descanso mental é o que recebemos sempre que dormimos à noite, nossos corpos não dormem porque precisam de descanso físico. Eles dormem porque o cérebro precisa se desligar, e isso é mais um pouco do esforço intelectual e emocional. Você já deve ter notado se já foi para a escola ou tentou aprender alguma coisa, ou ainda se você está em um novo emprego — quando você chega em casa, está emocional ou mentalmente esgotado e precisa dormir, é porque sua mente tem se concentrado em algum tipo de nova tarefa que está aprendendo.

E então há o descanso espiritual, e este é um pouco mais difícil de definir. É uma espécie de descanso das tensões da vida que se impõem à nossa alma. E então dizemos: “Bem, isso realmente é apenas o físico ou, pelo menos, o mental, o intelectual, a vontade, a pessoa que somos”. Mas acho que a ideia de descanso espiritual, vai além das emoções, além do pensamento, além do esforço físico, mas com certeza, torna muito difícil de definir. Talvez possamos dizer que tem algum aspecto de esperança, de paz, de segurança envolvidos. Biblicamente podemos falar sobre descanso e a Bíblia fala sobre isso de três maneiras.

Eu tenho lido as obras de J.R.R Tolkien. Esse ano, quero ler o dele e o de C.S. Lewis. Já comecei pelo Hobbit e agora estou lendo o Senhor dos Anéis com um olhar sobre as obras de Tolkien, pelo menos o Senhor dos Anéis, a partir da perspectiva de na escrita científica, ou, ao escrever ficção científica, ele é capaz de trazer termos bíblicos.

E Tolkien faz isso num encontro que Frodo e seu pequeno grupo têm quando passam pela Antiga Força e encontram Tom Bombadil. Esse personagem não aparece nos filmes, mas é muito importante nos livros. Ele é uma figura enigmática que Tolkien apresenta, e três vezes quando os hobbits chegam em sua casa, lhes é dito: “Enquanto vocês estiverem nesta casa, vocês estão aqui. Há uma sensação de segurança, há uma sensação de descanso, há uma sensação de paz e de esperança.” E ele descreve a ideia de descanso espiritual, afastando os perigos que estão fora e todas as coisas que estão acontecendo que refletem neles o estresse e os coloca num ambiente que parece ser ideal.

Isso realmente descreve o que experimentamos ao crermos em Cristo, somos colocados no mundo, mesmo que experimentemos isso, recebemos essa sensação de esperança, paz e segurança eternas. Há exatamente o que Jesus disse: “Eu lhes deixo um presente, a minha plena paz. E essa paz que eu lhes dou é um presente que o mundo não pode dar”. A Bíblia faz referência a três tipos de descansos, físico, mental e espiritual. No descanso físico, temos o estabelecimento do que é a chamada do sábado. Em Êxodo 20 diz: ” Lembre-se de guardar o sábado, fazendo dele um dia santo. Você tem seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais “, há esforço físico. Ele diz: “mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, seu Deus. Nesse dia, ninguém em sua casa fará trabalho algum: nem você, nem seus filhos e filhas, nem seus servos e servas, nem seus animais, nem os estrangeiros que vivem entre vocês.”

Deixe seu corpo descansar de seis dias de trabalho. No Salmo 23, falamos sobre uma espécie de um descanso físico e um descanso mental dos inimigos no mundo que está ao nosso redor. Salmo 23: “Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome “.

Há essa sensação de um lugar idílico que, embora Davi neste momento tivesse problemas com alguns dos inimigos ao seu redor, Deus diz para ele: “Eu lhe dou descanso no meio das pressões deste mundo”. E então outro lugar nos Salmos, onde ele fala sobre um tipo espiritual de descanso no Salmo 62:1-2: ” Em silêncio diante de Deus, minha alma espera, pois dele vem minha vitória. Somente ele é minha rocha e minha salvação, minha fortaleza onde jamais serei abalado.”

Há uma sensação de ser puxado do mundo, uma experiência que é diferente, um descanso que é mais do que apenas físico, mental ou emocional. Em Jeremias 6, lemos: ” Parem nas encruzilhadas e olhem ao redor, perguntem qual é o caminho antigo, o bom caminho; andem por ele e encontrarão descanso para a alma. Vocês, porém, respondem: ‘Não é esse o caminho que queremos seguir’”. Deus está dizendo: “Olhem para o passado. Vejam o que deu certo. Vejam o que Eu fiz, vocês encontrarão descanso lá para suas almas”. Não uma emoção física, não mental ou qualquer coisa, mas este é um tipo espiritual de descanso. E então, finalmente, em Mateus 11, e em parte o Senhor diz: ” Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados.”

Agora, isso poderia ser um trabalho físico, mas há mais no contexto. Ele diz: “e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”. Jesus está falando sobre um descanso que vai além dos limites da nossa realidade que está ao nosso redor.

De fato, em As Confissões de Agostinho, quando ele começa escrevendo sobre sua busca pelo Senhor — ele faz o discurso que bem conhecido, Agostinho diz: “Nossos corações não encontram paz até que descansem em ti”. Agostinho está falando sobre um tipo espiritual de descanso para a alma. Como você provavelmente já adivinhou, nosso tema deste mês é descanso, e foi debatido em um podcast produzido pelo escritório na Inglaterra, e nós adaptamos um pouco para atender às nossas necessidades de leitura e formato.

Mas à medida que você ler essas breves devocionais e interagir com as questões, espero que você seja capaz de extrair disso uma melhor compreensão do descanso em sua própria vida, não apenas do descanso físico, pois será uma pausa do trabalho, das questões emocionais ou de pensamento, pausas das limitações da vida, mas que seja um momento para encontrar um verdadeiro descanso espiritual que só vem do conhecimento de Cristo. Então, por favor, aproveite essas leituras e essas perguntas. Esperamos que, à medida que você interagir com essas questões, a ideia de descanso se torne cada vez mais realidade em sua vida.

David Fees

“Quando estávamos no monte Sinai, o Senhor, nosso Deus, nos disse: ‘Vocês já ficaram muito tempo neste monte.” Deuteronômio 1:6

Assim foram concluídos os céus e a terra, e ­tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. A­bençoou Deus o sétimo dia e o santificou, por­que nele descansou de toda a obra que realizara na criação. Gênesis 2:1-3

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos! A minha alma anela, e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. Até o pardal achou um lar e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus. Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Salmo 84:1-4

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim. João 15:4

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais