O evangelho de Mateus é um livro sobre Jesus, cujo nome significa Salvador. Mateus nos diz que este Jesus é o Emanuel, Deus conosco. Ele é o Filho de Deus e o Filho de Davi, o tão aguardado Messias e o Rei dos judeus que cumpre todas as promessas de Deus para Israel. Ele é o Rabi, o maior Mestre do mundo, e Ele é o Senhor, Aquele que chama todas as pessoas em todos os lugares para segui-lo. Acima de tudo, Mateus nos mostra o Rei que morreu e ressuscitou para que pudéssemos ser o Seu povo.

O Senhor Jesus que encontramos nestas páginas é um mestre gentil e compassivo, mas também obstinado em Sua exigência por obediência à vontade de Deus. Ele espera nada menos do que uma “justiça superior”, que consiste em obedecer a Deus tanto com os desejos do coração quanto com as ações da vida. Ao mesmo tempo, Jesus concede a todos nós os recursos de que precisamos para viver uma vida que honre e glorifique a Deus.

Embora o principal foco do ministério de Jesus, de acordo com Mateus, seja o povo de Israel do primeiro século, este evangelho é repleto de lições maravilhosas e desafiadoras quanto ao significado de vivermos como discípulos de Jesus Cristo hoje. Há ensinamentos sobre relacionamentos familiares, vida na igreja, finanças, gestão de conflitos e muito mais.

Estrutura de Mateus

  • evidências de que Jesus de Nazaré é o Messias e Rei

  • a declaração dos padrões do Rei

  • a autenticação da autoridade do Rei

  • oposição e rejeição a autoridade do Rei

  • a resposta do Rei

  • a apresentação formal do Rei à nação e a subsequente rejeição

  • a crucificação e ressurreição do Rei

Versículo-chave:
Simão Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo!”. Mateus 16:16

Em Mateus 4:23, o apóstolo nos dá uma de suas frases que resume o ministério de Jesus: “Jesus viajou por toda a região da Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas-novas do reino e curando as pessoas de todo tipo de doenças”.

É importante lembrar que todas as bem-aventuranças são maneiras diferentes de descrever o discípulo de Jesus: trata-se da mesma pessoa sendo descrita por diferentes perspectivas, assim como podemos descrever um cristão como alguém nascido de novo, justificado, um santo ou um membro do corpo de Cristo.

Já falamos sobre a identidade daqueles que Deus chama de felizes. Agora, na segunda parte de cada verso, Jesus nos diz por que eles são felizes. Vimos a identidade do povo de Deus, e agora Jesus anuncia o seu maravilhoso destino.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais